Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em comemoração ao dia do motorista, o Projeto Vida no Trânsito (PVT), através da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) e da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), realiza blitz educativa para sensibilização de motoristas, nesta quarta-feira, 25, na Avenida JK (104 Norte), às 9 horas.

Na blitz, agentes de trânsito e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Palmas) farão alertas sobre os perigos da conduta desatenta nas ruas de Palmas.Voluntários do Serviço Social do Transporte e de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat),que trabalham a formação de motoristas profissionais, também participarão com orientações sobre comportamento seguro do condutor.

Para o supervisor de equipe de trânsito da SMSTT, Alexandre Guerreiro, não são falhas mecânicas ou nas vias as responsáveis pela grande maioria de acidentes em Palmas. "Na maioria das ocorrências que atendemos fica evidente o quanto o condutor desrespeita o trânsito sem dar prioridade ao pedestre, avançando o sinal e desrespeitando a sinalização. São condutas que vemos todos os dias como estopim para um acidente grave", salienta Guerreiro.

"Se você, infelizmente, está diante de um acidente em uma fábrica, você desliga a chave geral. Mas, no trânsito, não existe essa chave e se o acidente acontecer ele pode ir até as últimas consequências", reforça a condutora socorrista do Samu/Palmas, Claudete Nascimento.

Claudete, que é a única condutora socorrista mulher do Samu, explica ainda que a atenção difusa é o principal escudo dos motoristas na conduta defensiva no trânsito. "A cada socorro que prestamos no trânsito, percebemos que a imprudência e a imperícia de quem está ao volante são a causa da maioria absoluta dos acidentes graves. Nesse dia, o que nós queremos alertar é que cada vez mais é preciso usar da atenção difusa no trânsito, estando atento o suficiente para perceber tudo o que acontece ao redor, seja sinalização, o que está à frente, nas laterais e logo atrás", explica.

Trânsito

O monitoramento realizado pelo PVT mostra que os jovens são o perfil predominante dos condutores envolvidos em acidente de trânsito em Palmas. Outro dado alarmante, segundo as estatísticas do PVT, indica que entre os acidentes graves, registrados na Avenida Teotônio Segurado, em 60% dos casos a velocidade foi um fator de contribuição para os acidentes.

Desde 2010, o PVT realiza ações educativas e de intervenção com o intuito de reduzir em 10% o número de óbitos e lesões graves causados por acidentes de trânsito nas avenidas de Palmas.