Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, no Palácio Araguaia, uma comitiva composta de representantes do Banco de Desenvolvimento da China. Estavam presentes no evento o comissário superior Weidong Zhou; o comissário de Cooperação Internacional na America do Sul, Feifei Lou; o assistente comissário Qilong Shen; e a assistente comissária Naiji Dong, além de secretários de Estado.

Durante a reunião o grupo apresentou ao governador a intenção de contribuir com o processo de desenvolvimento econômico e sustentável do Tocantins. “Nossa missão é estreitar as relações entre o Brasil e a China, possibilitando o desenvolvimento das duas nações”, disse o comissário superior Weindong Zhou.

O grupo tem o interesse de investir em um projeto de telecomunicações que possibilite a transmissão de dados, por meio de rede de fibras ópticas. O projeto vai usar o linhão de transmissão que segue de Tucuruí, no Pará, a Brasília, Distrito Federal e corta todo o Estado do Tocantins de ponta a ponta.

O governador Siqueira Campos ressaltou que o Tocantins está disposto a firmar qualquer tipo de parceria capaz de contribuir com o desenvolvimento do Tocantins. “O Tocantins está de portas abertas para contribuir com a construção de um mundo novo”, disse ele.

Durante a reunião os representantes da instituição financeira chinesa conheceram alguns projetos tocantinenses. O grupo destacou a possibilidade de investir na construção da Rodovia Transbananal, que corta a Ilha do Bananal e liga o Mato Grosso ao Tocantins. “Essa via irá encurtar a distância entre o Brasil e o oriente, pois irá unir o oceano Atlântico ao Pacifico”, explicou Siqueira Campos. (Secom)