Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, 25, estiveram reunidos na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), médicos endoscopistas, neurocirurgiões e técnicos da pasta para definir estratégias de ação para os serviços de endoscopia e neurocirurgias nos hospitais do Estado. Para o secretário da Saúde, Luiz Fernando Freesz, “é primordial estruturar essas redes de atendimento de emergência e ambulatorial no Estado e em conseqüência diminuir as filas de quem espera por esses exames e cirurgias”.

O presidente da Sodeb – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, José Augusto Campos avaliou a reunião como positiva, devido ser o primeiro passo para solucionar uma deficiência existente nos hospitais, que é a oferta de exames de endoscopia e colonoscopia. “Temos profissionais capacitados nos hospitais, só no HGPP (Hospital Geral Público de Palmas) somos quatro médicos especialistas que já realizam exames de urgência e emergência, a nossa necessidade e organizar a demanda ambulatorial”, esclarece o presidente.

A proposta de serviços de endoscopia que será apresentada, em conjunto, também será ampliada e discutida com os profissionais de Araguaina e Gurupi, para a efetivação da rede de assistência destes exames.

Em relação às cirurgias neurológicas os médicos apresentaram as necessidades para suprir a demanda das cirurgias eletivas, já que as de urgência e emergência estão sendo realizadas pelos oito profissionais existentes no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas.

Estiveram presentes na reunião os médicos Jorge Luiz de Mattos Zeve, Jose Augusto Campos, Nadja Duarte Souza, Eduardo Komka, Márcio Figueiredo, Oscar Nunes, Ernesto Betelli, Sandro de Souza, a diretora Administrativa do HGPP, Renata Duran, diretora Geral Adjunta do HGPP, Ana Cleide Justy Lima, diretora de Enfermagem, Maria Vilma Sanches, a diretora de Atenção e Promoção à Saúde da Sesau, Morgana Martins dos Santos e a diretora de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, Mayena Barros Cabral. (Ascom Sesau)