Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos assinou, no final da tarde desta sexta-feira, 27, um Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado e a Mitsubishi Corporation, referente à primeira etapa de uma parceria que irá viabilizar estudos no âmbito do agronegócio.

Estiveram presentes no evento Seiji Shiraki, vice-presidente executivo/CEO Regional da Mitsubishi Latino Americana; Masaki Kondo, presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A; eTakuya Shirakuri, diretor de Estratégia Corporativa e Coordenação, Departamento CSR daMitsubishi Corporation do Brasil S.A.

De acordo com a secretária do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Vanda Paiva, esse é o primeiro passo de um grande projeto que deve ser desenvolvido no Tocantins.“Um dos beneficiados é o Programa de Perenização das águas do Tocantins (Propertins), na região sul do Tocantins, onde a Mitsubishi entrará com o auxílio ao produtor, aos silos de armazenagem e à exportação da produção, e o Governo entrará com a melhoria da infraestrutura logística para facilitar o escoamento”, disse Vanda.

A gestora explicou que as reais necessidades serão conhecidas após os estudos realizados pela empresa japonesa. “O projeto começa com esse trabalho, após isso saberemos como será a atuação do Tocantins”, ressaltou a secretária.

Durante a reunião, o governador relembrou a contribuição do Japão no processo de desenvolvimento do Tocantins. “Nossas primeiras máquinas, 200 no total, foram adquiridas com capital japonês. Além disso eles também nos ajudaram no processo de eletrificação rural do Estado e em outras obras de infraestrutura”, ressaltou Siqueira Campos.

O governador também explicou a importância de fortalecer os laços entre o Tocantins e o Japão.“O Japão sempre ajudou o Tocantins a se organizar, a Mitsubishi sempre apoiou o projeto de desenvolvimento do Tocantins e estou pronto para plantar uma semente aqui para crescer e multiplicar como cerejeiras nas ruas de nossa cidade”, completou.

Neste sábado, 28, a comitiva visitará o Pátio da Ferrovia Norte-Sul e a Bunge, na região de Pedro Afonso. O Governador também convidou os empresários japoneses a conhecer as riquezas da região da Lagoa da Confusão e as belezas do Cantão. (Secom)