Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O fim da prisão administrativa para militares, a unificação das polícias e a definição de diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos para os profissionais da área foram pontos de discussão que registraram avanço após audiência entre o deputado estadual e candidato a vice-prefeito de Palmas, Sargento Aragão e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, realizada nesta terça-feira, 31, em Brasília (DF). Aragão integra o Conselho Nacional de Segurança Pública e a diretoria da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Praças Militares.

Especialista na área, Aragão destacou que as diretrizes discutidas no encontro atenderão as necessidades de Palmas, pois as mudanças na estrutura da corporação avançam para modificação do sistema arcaico atual. “É mais uma etapa que percorremos rumo a um sistema de segurança pública ideal e que vai se transformar em benefícios para todo o país e para a nossa Capital, onde percebemos que os índices de violência têm crescido impulsionados pelo descompasso que há entre o número do efetivo e a população, além da ausência de política de segurança específica para o município”.

A pauta contemplou ainda a PEC 102/ 2011, que diz respeito à discussão sobre a criação de uma polícia única. Dentre as benesses incorporadas a PEC em questão, estão incluídas garantias previdenciárias, piso salarial, ciclo completo (prevenção, repressão e investigação), carreira jurídica, entre outras medidas de aprimoramento do sistema de segurança pública, visando um melhor atendimento à população.

Nesta quarta-feira, 1º, Sargento Aragão se reuniu como secretário Nacional do PPS, deputado federal Rubens Bueno e participou de reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública. (Ascom Sargento Aragão)