Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

 

No terceiro bloco, a regra das perguntas assumida no anterior foi mantida e cada candidato fez uma pergunta para um de seus concorrentes. Os assuntos foram semelhantes ao do bloco anterior e os principais focos das discussões foram a infraestrutura, saúde e educação.

O assunto infraestrutura foi puxado pela deputada Luana Ribeiro (PR) que perguntou ao candidato Marcelo Lelis (PV) quais seriam as suas propostas para o setor. Lelis frisou que as principais obras que precisam ser implantadas já para o início de 2013 são de interligamento entre as principais avenidas do centro de Palmas, par desafogar o trânsito da capitalalém disto, o candidato determinou metas para intensificar o turismo na cidade.  “Precisamos em 2013 terminar o parque do Povo. Quanto já perdemos em eventos e congressos que poderíamos ter recebido e não recebemos pela obra estar inacabada até hoje? Interligação das praias. Espaço ecumênico onde os evangélicos, os católicos e de outras religiões poderão se reunir. Faz um ano que começamos a construção do nosso plano de governo”, salientou.

Geração de emprego e renda

De acordo com o candidato Professor Adail (PRP), um ponto importante que precisa ser trabalhado a curto prazo na capital do Tocantins é a geração de emprego e renda. Entre outras propostas, o candidato frisou o suporte para o ensino superior e técnico de Palmas. “Estamos em estado de calamidade pública. Temos 20 mil jovens sem aula na UFT e no IF. E não tem nenhum político para dar um posicionamento com relação a isto. Estamos retardando a geração de emprego e renda”, completou.

Gestão Raul

Quando questionada sobre a gestão do atual prefeito de Palmas, a deputada Luana Ribeiro esquivou-se em sua resposta e destacou somente os avanços na educação. “Eu quero focar é na gestão da prefeita Luana Ribeiro”, disse antes de reafirmar seus compromissos eleitorais.

Em resposta o candidato Adail criticou a gestão de Raul e frisou que o prefeito deixou de lado praticamente todos os setores da capital. “Reflete-se que precisamos melhorar em quase todos os aspectos. Parece que nestes oito anos perdeu-se o fio. Nenhum candidato tem colocado que é preciso se pensar nas necessidades básicas da população”, disse.

Saúde

Carlos Amastha (PP), respondendo sobre os problemas da saúde pública, adotou um discurso crítico com relação à gestão no setor e frisou que a meta é deixar o discurso e iniciar o trabalho efetivo para sanar o problema. “O governador Siqueira Campos disse que se não roubar, dá para fazer. Em 2008, os principais compromissos do prefeito Raul Filho eram a construção dos hospitais, mas não foi feito”, afirmou. O candidato foi criticado pelo seu concorrente, Doutor Luciano que acusou o empresário de fugir da resposta.

Além disto, Fábio Ribeiro (PTdoB), destacou que grande parto dos problemas é justamente a carência de bons profissionais. “Nós temos em nossa rede, profissionais mal remunerados, temos uma carência na rede hospitalar muito grande. Precisamos dar um choque de gestão”, explicou.

O tema da saúde pública foi o mais debatido neste terceiro bloco. Consenso entre os candidatos, o atendimento inicial foi bastante citado entre as respostas. “Precisamos construir mais hospitais, realizar mais concursos públicos e valorizar os médicos. A população não pode ficar esperando por atendimento. Chegou no hospital, tem que ser atendido”, disse Doutor Luciano.