Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Tocantins enviou, nesta terça-feira, 07, para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 53/2002 que altera a Lei 915/1997 que define os Símbolos da Natureza do Estado do Tocantins.

A nova proposta insere a Rolinha-Fogo-Apagou, também chamada de Rola-Cascavel, Rolinha-Carijó ou Rola-Pedrês, na lista dos símbolos da natureza tocantinense. De acordo com a mensagem enviada à Casa de Leis pelo governador Siqueira Campos, a inclusão do pássaro foi motivada pela simbologia popular que o cerca. “Entendo que esse pássaro, como bem proclama a sabedoria popular, é instrumento do Espírito Santo, merecendo ser reconhecida como símbolo do Tocantins porque, assim, exprime valores indissociáveis de paz, tranquilidade e amor”, ressaltou ele.

Se aprovada a nova Lei, além da Rolinha-Fogo-Apagou, ficam definidos como símbolos a Flor de Girassol, a árvore Fava-de-Bolota, a Arara-Amarela e a pedra Granada.

O mesmo projeto de Lei institui o dia 04 de outubro como o dedicado a Natureza do Estado do Tocantins, concede ao Naturatins a responsabilidade pela preservação das aves-símbolos e incumbe à Secretaria Estadual da Agricultura a implementação de ações de incentivo ao cultivo da flor-símbolo.