Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Circuito de Eventos Tradicionais do Tocantins que está percorrendo o Estado desenvolvendo ações de estímulo, formação e difusão da cultura por meio de apresentações culturais, oficinas e intervenções desembarca em Palmas e acontece no Centro de Convenções Parque do Povo de 07 a 12 de agosto dentro da 10° Fecoarte- Feira de Folclore e Comidas Típicas com uma extensa programação de manifestações tradicionais tocantinenses como a suça, catira, congada, rituais indígenas e vários shows de artistas regionais. O Circuito é uma ação realizada pelo Governo do Estado através da Fundação Cultural do Tocantins – Funcult em convênio firmado com o MinC – Ministério da Cultura.

O projeto começou no mês de março com a primeira etapa realizada no município de Paranã e teve a segunda fase iniciada em Gurupi, Tocantínia e Porto Nacional. A última edição da segunda etapa acontece nesta semana em Palmas as próximas etapas estão previstas para serem realizadas nos municípios de Araguaína, Paraíso, Araguatins, Caseara e Arraias entre outubro a dezembro e a última etapa acontecerá no município de Dianópolis, sudeste do Estado. Ao todo o circuito percorrerá 11 municípios.

Na programação de Palmas estarão se apresentando 13 grupos tradicionais de várias regiões do Estado como o grupo de roda de Monte do Carmo, Suça Mãe Ana e Catireiros de Natividade, Lindô do Cocalinho, Xambioá Karajá do Norte, Suça de Almas e a apresentação teatral de Os Tawera- Bonecos Gigantes de Porto Nacional, além de 30 músicos regionais que realizarão shows durante o evento. Haverá também intervenções realizadas pelos artistas Ivo e Paulo com expressões corporais artísticas.