Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), abre nesta quinta-feira, 09, a partir das 19h30, a exposição de pinturas intitulada “A paixão entre a terra e o sol” do artista plástico Pierre de Freitas. Exibidas na galeria de arte da associação, as obras foram produzidas a partir de técnica mista sobre tela e abordam a paixão do artista pela natureza e pelas nuances dos tons vermelha terra e ocre, e ficarão expostas até o final de setembro.

Esta é a primeira exposição de Pierre de Freitas na galeria de arte da ATM, que já recebeu cerca de oito exposições de artes, produzida por artistas de diversos municípios do Tocantins, desde sua abertura em 2011. “O intuito da galeria é abrir espaço para que os artistas residentes no Tocantins possam expor seus trabalhos, além de fomentar a arte e a cultura tocantinense”, afirma o presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR).

Nas obras de Pierre, é possível observar uma diversidade de cores e formas, com forte presença de azuis que remete a claridade do céu tocantinense visível nesta época do ano. Além disso, surge na composição dos quadros elementos figurativos como pássaros, flores, vegetação, mulheres, olhares misteriosos e o homem caminhante.

“Eu acredito que as pessoas que visitarem a exposição irão se deparar com obras que lhes convidarão a refletir sobre a natureza, sobre os sentimentos ocultos de cada um e o amor pela terra, além de propiciar um passeio pelos labirintos da poética do artista”, explica Pierre.

Sobre o artista                                 

Nascido em Brasília, Pierre de Freitas é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UGF, e reside no Tocantins desde 1999. Pierre já realizou exposições coletivas e individuais dentro e fora do Brasil. Essa é a primeira vez que o artista expõem suas obras de artes na galeria da ATM.