Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas é palco de manifestação

Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas é palco de manifestação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas é palco de manifestação Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas é palco de manifestação

Os Servidores Públicos Federais do Tocantins, em greve, fazem uma manifestação unificada no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues de Palmas. A decisão foi tomada durante reunião conjunta realizada nesta terça, 13, na Sede da Central Única dos Trabalhadores do Tocantins (CUT).

A ação será realizada nesta quarta-feira, 15, a partir das 12 h, no terminal de passageiros do Aeroporto. Os manifestantes farão panfletagem junto aos usuários do transporte aéreo. A ideia é trazer ao conhecimento dos presentes as razões que motivaram a greve nacional e generalizada dos servidores federais. A medida faz parte das atividades do movimento grevista unificado do funcionalismo federal no estado.

A greve dos servidores é nacional e acontece em conformidade com orientações dos Sindicatos, Federações e Confederações nacionais de cada setor. O setor da Educação estará representado por Docentes e Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO).

Atividades paralisadas

Os serviços estão paralisados em 59 Universidades Federais. A greve atinge também 59 Institutos Federais em 26 estados. No IBGE, cerca de 60% das 580 unidades estão com suas atividades detenças. Na Funai estão paradas 15 unidades regionais em 10 estados, além de 14 unidades locais, da sede do órgão e do museu do índio. O DNPM está com seus trabalhos interrompidos em 26 estados da federação. No Incra estão paralisadas 28 superintendências.

Os servidores protestam contra a política do governo de congelamento salarial, imposta ao funcionalismo federal; a terceirização ilícita e desordenada; ao uso político-partidário da administração pública; a precarização e desmonte do serviço público; a falta de compromisso do governo no processo de negociação e contra ataques do governo que atentam contra o movimento dos servidores federais (ex.: Corte de Ponto dos trabalhadores em greve e Decreto n° 7.777/2012, que permite a substituição de servidores federais em greve). (Ascom Comando de Greve)