Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

A partir de agora, os cartórios de todo o Estado podem contar com o sistema de telefonia Voip com central montada pelo Funcivil – Fundo Extrajudicial de Compensação da Gratuidade dos Atos de Registro Civil das Pessoas Naturais. É que o presidente do Funcivil, Flávio Henrique de Oliveira, e o presidente da Anoreg – Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins, Emanuel Acaiaba Reis de Sousa, assinaram,  esta semana, convênio de cooperação técnica para implantação do sistema.

“O sistema já é adotado em Palmas e tem reduzido bastante os custos. Acreditamos que no interior do Estado também será muito útil”, afirmou Flávio Henrique. Todos os cartórios que tiverem interesse em adotar o Voip terão  acesso gratuito ao sistema nas ligações para telefones fixos.

O Voip funciona como uma espécie de rede interna, através de um ramal disponível para cada cartório no Estado,a ligação é via internet, daí o barateamento dos custos.

Pelo acordo, o Funcivil cederá os equipamentos necessários para a implantação dos ramais Voip, além de prestar informações aos interessados,  e a Anoreg realizará o processo de cadastramento daqueles aptos a receber o sistema, assim como o recolhimento da documentação e a divisão de responsabilidades.