Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Agência Liderança, do Democratas, nesta semana deu destaque ao posicionamento da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende sobre o recurso do Governo contra o Plano Nacional de Educação (PNE). 

“Depois de quase dois anos discutindo o Plano Nacional de Educação, com aprovação unânime na comissão especial, o Governo fez uma manobra inexplicável para levar o plano a plenário”, contestou.

Para a parlamentar, o Governo mostra falta de compromisso com o setor ao adiar a vigência do PNE e tentar reduzir o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de investimentos para a Educação, aprovado no fim de junho.

Como a matéria tem caráter conclusivo, não há necessidade de apreciação em plenário. De acordo com a decisão do colégio de líderes, a admissibilidade do recurso contra o PNE poderá ser votado em plenário no dia 19 de setembro. 

O Ideb, divulgado na semana passada, mostrou que houve estagnação e até retração no desempenho dos estudantes brasileiros do ensino médio. Ainda de acordo com a deputada, a avaliação confirma a urgência de aprovar o plano com metas para as escolas, estados e municípios e com mais recursos para o sistema de ensino. “Os resultados do Ideb mostraram que existe uma luz vermelha, principalmente no ensino médio. Um país que tem a sexta economia do mundo e que está na 57ª posição na avaliação internacional em educação, é um país que precisa se preocupar com a qualidade do ensino”, reafirmou. (Ascom Dorinha Seabra)