Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
 

O Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Tocantins reuniu-se com o Governo Federal nesta última quinta-feira, 23, para negociar o fim da greve dos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas e decidiram que greve será estendida até terça-feira, dia 28, quando será realizada nova assembleia.

O governo apresentou proposta de reajuste de 15,8%, dividido nos próximos três anos. Porém, a proposta foi recusada, já que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não apresentou proposta de reestruturação de carreira e reestruturação salarial para a categoria. Foi sugerido pelos representantes dos policiais um reajuste menor, desde que fosse apresentada pelo Governo uma proposta de reestruturação da carreira policial. Policiais Federais e Governo negociam há mais de 900 dias.

Conforme o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, durante todo o processo de negociação os policiais deixaram claro que não queriam índice de reposição salarial. “Estamos há quase três anos negociando o reconhecimento de nossas atribuições e desde o início deixamos claro que não estávamos negociando índice, mas sim a reestruturação da carreira”, diz Wink.

O principal objetivo da reestruturação é o reconhecimento dos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista como sendo de nível superior, o que aumenta as atribuições e a complexidade das atividades exercidas por esses servidores. Pede-se um salário menor que o proposto pelo governo e um aumento de trabalho.

Tendo em vista que o Ministério do Planejamento não avançou na proposta feita aos policiais e manteve a mesma fórmula que vem apresentando aos demais servidores do funcionalismo público federal, a greve será estendida até terça-feira, quando será realizada nova assembleia.

Serviços

Com a manutenção da greve, os serviços da Polícia Federal ficam paralisados. Emissão de passaportes, registro de porte de armas, oitivas e investigações, entre outros serviços, não estão sendo realizados. As atividades policiais emergenciais serão mantidas.