Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Microsoft, maior empresa de desenvolvimento de software do mundo, tem interesse em implantar no Tocantins sistemas tecnológicos que permitam o aumento da produtividade administrativa, melhora da arrecadação sem necessidade de aumento de impostos e maior inclusão social. A intenção foi comunicada ao governador Siqueira Campos na manhã de quarta-feira, 29, pelo diretor da regional Centro Oeste da Microsoft, Helbert Cavalcante Soares, pelo gerente do setor público Centro Oeste, Rodrigo Fernandes, pelo sócio-diretor da ALLEN Informática, André Escandura, e pelo secretário do Planejamento e Modernização da Gestão, Francisco Martins de Araújo Neto (Chicão).

A Secretaria do Planejamento, no entanto, informou ao Conexão Tocantins que não existe um projeto concreto de utilização dos softwares apresentados pelos representantes da Microsoft. De acordo com o informado, a empresa fez uma apresentação prévia de seus produtos que ainda deverão ser analisados pela gestão estadual antes da formulação de um projeto de aquisição das licenças para uso.

Por conta disto, a Seplam informou que não existe um orçamento previsto para a aquisição das licenças de uso dos programas de computador e nem mesmo um cronograma de implantação. Tudo ainda passará, segundo a pasta, por estudos por parte da gestão.

Finalidade

Helbert Cavalcante disse que a Microsoft terá satisfação de fazer parceria na área da educação, onde tem condições de fornecer plataforma gratuita para que estudantes e professores possam acessar e-mail gratuito, a exemplo do que já acontece em várias partes do mundo, e adentrar o mundo da informática. No campo da saúde a empresa desenvolveu softwares que organizam o agendamento e facilitam o atendimento dos usuários. Na área fiscal "um simples cruzamento de dados eficiente pode aumentar a arrecadação sem necessariamente aumentar a carga tributária", esclarece Cavalcante.

Segundo o dirigente da Microsoft, o Tocantins pode se tornar um centro de novas tecnologias em pouco tempo. "E este é um mercado que deve desbancar brevemente o mercado automobilístico, incluindo milhões de jovens no setor produtivo em todo o mundo", destacou. O Governador Siqueira Campos disse que o Tocantins tem a maior boa vontade em firmar parcerias e designou o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão para ser interlocutor neste trabalho com a empresa.

Software livre

O governo federal, no entanto, vem adotando uma linha de orientação aos órgãos públicos, no sentido de que sejam utilizados softwares livres – programas de computador livres, para gerar maior economia aos cofres públicos.

Dentro da política de contenção de gastos pela qual o governo do Tocantins vem passando, o movimento natural seria pela utilização deste tipo de programa que, em vias de regra, tem capacidade semelhante à de softwares pagos, como os da Microsoft, que precisam de licença autorizada para serem usados.(Com informações Secom)