Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um estudo da Microsoft indica que cerca de 43% dos brasileiros se envolveram em um incidente de bullying em 2020. Em um momento em que se acentuam os debates em torno do tema e das estratégias de enfrentamento ao bullying nos ambientes escolares, a arte pode ser uma aliada fundamental para conscientizar, de forma lúdica, sobre a importância do respeito e da boa convivência com a diversidade.

Essa é justamente a proposta do espetáculo A Vida de Ben – Os Males do Bullying, uma peça teatral que será apresentada nos próximos dias 18 e 19 de maio para estudantes de escolas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso, no estado do Tocantins.

Voltada ao público juvenil, com idade a partir de 11 anos, a peça musical conta a história de Ben, um adolescente muito tímido, que é perseguido por Catinha, Gus e Tony, simplesmente por ter cabelos compridos. O objetivo é, a partir do enredo, alertar e conscientizar os jovens e adolescentes sobre os danos, traumas e marcas psicológicas que o bullying pode causar, promovendo reflexões que os levem à adoção de atitudes positivas em relação ao tema. Por meio do assunto bullying, outros debates vêm à tona, como racismo, gordofobia, entre outros preconceitos.

O projeto é realizado pela Rekriarte, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet), com patrocínio da BP Bunge Bioenergia.

“As apresentações serão excelentes oportunidades para estimular o debate sobre bullying e convívio social com os jovens, pois contarão com recursos artísticos, bate-papo entre alunos e professores e distribuição de gibis com a história da peça. E por acontecer justamente nas escolas, espaços onde os jovens passam muito tempo juntos, a iniciativa ganha ainda mais relevância por estimular a conscientização e  criar um ambiente seguro para falar sobre o assunto, destaca Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.