Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com uma faixa de boa vindas, os membros da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins receberam o candidato a prefeito de Palmas pela coligação “É a vez do povo” Marcelo Lelis (PV) na tarde deste último sábado, 1º de setembro. Os descendentes e imigrantes japoneses que moram no Tocantins usaram a expressão irashaimasê, que significa “Seja Bem-vindo”, para cumprimentar o candidato Marcelo Lelis. Logo no início do encontro, Lelis foi recepcionado com uma apresentação de tambores, técnica conhecida como Taiko, ritmada por um grupo de crianças e jovens chamados Koendaiko.

O presidente da associação, Nelson Nakamura, falou ao candidato sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade em Palmas e em todo o Estado. Segundo ele, a associação busca firmar no calendário de eventos de Palmas a realização de festivais organizados pelos membros com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e proporcionar momentos de maior integração. Além disso, apresentaram a necessidade de receber incentivos para facilitar o intercâmbio entre os japoneses e brasileiros e a disponibilização de  espaços de lazer voltados à pratica de exercícios físicos e esportes difundidos entre os japoneses, a exemplo do gateball.

Marcelo Lelis iniciou sua fala fazendo um resgate de seu histórico político em Palmas e falou de suas principais lutas em defesa dos direitos do cidadão. Ao demostrar por meio de sua própria trajetória de trabalho o compromisso que tem para com o desenvolvimento de atividades nas áreas do turismo, meio ambiente e lazer, Marcelo Lelis se comprometeu a fortalecer e incentivar as atividades desenvolvidas pela associação de modo a tornar cada vez mais conhecida a cultura japonesa entre os palmenses. “Serei um parceiro dos festivais e demais atividades organizadas pela associação. Trabalharemos em conjunto pelo fortalecimento das ações desenvolvidas por vocês, que através do ensinamento, da arte, dos cursos, proporcionam grandes oportunidades e belíssimos momentos de convívio, interação e respeito aos que os cercam”, afirmou.

Além disso, a associação solicitou do candidato Marcelo Lelis o compromisso de colocar nas praças e áreas de lazer da Capital, a instalação de um campo de areia específico para a prática do gateball, que segundo os praticantes, é um esporte que proporciona a interação entre diversas gerações, tendo como jogadores desde a criança até o idoso. Ao final, Marcelo Lelis foi convidado a conhecer as instalações da Associação e a arriscar algumas jogadas da modalidade de esporte tão praticada por eles. (Assessoria de Imprensa)