Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estão abertas a partir desta terça-feira, 04, no site da Seplan - Secretaria Estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, - http://www.seplan.to.gov.br - as inscrições para a etapa Estadual da I Conferência de Desenvolvimento Regional que acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Com 200 vagas disponíveis, o encontro é voltado para representantes do setor empresarial, de Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão e Servidores Públicos.

O evento acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Egefaz - Escola de Gestão Fazendária e contará com a presença do secretário-adjunto da Secretaria Geral da Presidência da República, Geraldo Magela da Trindade, palestrantes do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica, além de uma mesa redonda com representantes da Seplan, Fieto, Sebrae e UFT, que discutirá sobre as prioridades do Estado.

Com o objetivo de promover um debate de âmbito nacional, do qual resulte princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR a Conferência Regional é uma parceria do Governo do Estado do Tocantins, com o Ministério da Integração Nacional, por meio da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Nos três dias de evento serão discutidos quatro eixos temáticos sendo eles: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Ao todo, dez delegados do Tocantins de diversos setores como Sociedade Civil, Poder Público, Setor Empresarial, Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão serão eleitos para levar as propostas que forem aprovadas durante a Conferência Regional para a Conferência Macro Regional e a Nacional, que acontecerá em Brasília, em dezembro deste ano.