Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Josiane Mendes

O secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, esteve reunido com atacadistas da Ceasa - Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins, na manhã desta terça-feira, 11, na sede da Central, em Palmas, e anunciou melhorias para o local.

Pádua informou ainda que está em fase de licitação um novo portão para a Ceasa, visando melhorar a segurança no local, e que um projeto está sendo desenvolvido pela Seinfra – Secretaria Estadual da Infraestrutura para divisão da energia elétrica aos boxes.

Entre as novidades, estas previstas para 2013, a construção de um novo barracão, destinado aos pequenos produtores, e a compra de dois caminhões que serão utilizados na distribuição dos produtos da agricultura familiar. Os recursos na ordem de R$ 1,5 milhão serão disponibilizados pelo MDS - Ministério do Desenvolvimento Social, a partir da seleção de projeto da Seagro pelo Governo Federal.

Durante o encontro foi debatida a forma de pagamento dos débitos que os atacadistas possuem pelo uso dos boxes. A Seagro apresentou a proposta de parcelar o valor em até 20 vezes, comprometendo-se ainda a analisar formas de reduzir juros e multas devido aos atrasos. “A nossa intenção é negociar para que eles não sejam acionados judicialmente”, declarou Pádua.

Os produtores, que irão analisar a proposta, receberam planilhas especificando os valores cobrados e o total da dívida. “Se o atacadista usou, o débito está consumado, assim como prevê o contrato assinado após a licitação”, explicou o coordenador da Ceasa, Jackson dos Santos Correia.

O diretor de Segurança Alimentar da Seagro, Reynaldo Soares de Oliveira Silva, também participou da reunião.

Estrutura

Inaugurada em junho de 2009, a central conta com dois galpões de 1.800 m² cada, sendo um espaço organizado para concentrar a comercialização de hortaliças, frutas, leguminosas, raízes e ovos. O local é considerado como uma grande porta para comercializar os produtos, padronizando o abastecimento dos mercados em Palmas e região. (Ascom Seagro)