Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Panfleto com conteúdo xenofóbico distribuido por adversários

Panfleto com conteúdo xenofóbico distribuido por adversários Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Panfleto com conteúdo xenofóbico distribuido por adversários Panfleto com conteúdo xenofóbico distribuido por adversários

O candidato a prefeito da capital do Tocantins, Palmas, Carlos Amastha (PP), pela coligação “Um novo caminho é possível”, vem sofrendo com xenofobia, com o preconceito e diversos ataques de seus adversários por ter nascido na Colômbia. O pepista, naturalizado brasileiro há 30 anos, foi alvo na tarde desta quinta-feira, 13, de uma panfletagem anônima que destacava as qualidades de países como EUA, Inglaterra, Alemanha e degradava a imagem da Colômbia como o País das drogas e guerrilhas.  

Diante da atitude de seus adversários, o advogado da coligação “Um novo caminho é possível”, Leandro Manzano, protocolou hoje o pedido de investigação na Polícia Federal e num documento em anexo e enviará cópias dos panfletos à Embaixada da Colômbia. “Este é um péssimo exemplo aos jovens e crianças de Palmas. Contraria o histórico do povo brasileiro que sempre foi reconhecido por ser receptivo independente de cor, raça ou distinção”, diz Carlos Amastha, que afirma confiar na Justiça para achar os culpados e que possam ser responsabilizados pelo ato.

No Tocantins existem estrangeiros de várias partes do mundo, prova disto está na história do Estado. Na década de 90 e início de 2000, o Tocantins precisou de médicos para prestar serviços na área da saúde e foi necessário recorrer a profissionais vindos de Cuba. Mas, segundo a assessoria de imprensa do pepista, na disputa pelo pleito municipal da capital mais nova do Brasil, os adversários de Carlos Amastha e suas militâncias agem de maneira xenófoba, e estereotipam países como a Colômbia. "Isso tudo pela ascensão ‘meteórica’ do pepista que nas últimas pesquisas despontou como um dos preferidos na intenção de votos dos eleitores", afirma sua assessoria de imprensa.

Veja abaixo na íntegra o texto do panfleto:

Texto do panfleto:

O Brasil é conhecido como o país da bola e do povo hospitaleiro

Os EUA é conhecido como o país poderoso e que foi a lua

A Inglaterra é reconhecida pela disciplina

A Alemanha é conhecida pela qualidade da tecnologia

A Colômbia é conhecida como o país das drogas e suas guerrilhas

Você quer um dirigente que não conhece?

Eu amo Palmas eu voto certo