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Polí­tica

O juiz eleitoral Marcelo Faccioni determinou a suspensão de inserção e propaganda eleitoral televisiva da coligação “Um Novo Caminho É Possível”, do candidato Carlos Amastha (PP), com a divulgação da pesquisa Sensus contratada pelo próprio Partido Progressista por R$ 40 mil. A decisão atendeu pedido da coligação ¨É a Vez do Povo”, do candidato Marcelo Lelis (PV).

Segundo a coligaçaõ de Lelis, na propaganda, a coligação de Amastha, em vez de apresentar os resultados das intenções de voto, mostrou os índices com relação a pergunta “independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar as eleições?”. Com isso, a diferença pró Amastha aumentou em mais de 21 pontos percentuais.

"Assim, como há substancial diferença entre os dados de intenção de votos e de quem a população acredita que será o próximo prefeito de Palmas, tal circunstância deveria ter sido retratada na propaganda, o que não ocorreu", ressalta o magistrado em sua decisão.

Outro detalhe que  foi levado em conta pelo juiz é que a pesquisa teria sido feita entre os dias 18 e 21 de setembro e poderia ser divulgada no dia 22 de setembro. Porém, a coligação de Amastha só tornou público os resultados em 27 de setembro para, no dia seguinte, ainda veicular na televisão dados que, segundo coligação de Marcelo Lelis, são manipulados.

A coligação “É a Vez do Povo” entende que a divulgação da coligação do candidato Amastha é uma forma de tentar esconder da população o "grande crescimento da candidatura de Marcelo Lelis nos últimos dez dias", informa a assessoria do pevista.