Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Ao completar 24 anos o Tocantins aposta na piscicultura como alternativa para a geração de emprego e renda. No Estado, o setor se destaca graças às condições naturais, as parcerias e ao empenho do governo, que vem priorizando ações de incentivo, nos municípios com potencial para a atividade. Nesse sentido, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural, por meio da assistência técnica e extensão rural, executa estratégias que incrementam a atividade focando na promoção da cidadania, geração de novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida do homem do campo.

De acordo com informações da Diretoria de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, o Tocantins ocupa o 16º lugar no ranking nacional. Atualmente no Tocantins cerca de mil piscicultores produzem aproximadamente 10 mil toneladas de pescado/ano. Uma atividade que cresce próximo dos 20% ao ano.

“Só para se ter uma ideia, a instituição já realizou no primeiro semestre deste ano, mais de 900 atendimentos (entre piscicultores, pescadores e interessados em iniciar a atividade), 11 palestras técnicas, e elaborou 25 projetos para o setor. Nossa meta até ao final do ano é ampliar esses atendimentos para 1.500, contemplando mais de 50 municípios”,  disse o diretor, Alexandre Cruz, ressaltando que a estimativa é alcançar até 2015, uma produção de pescado de aproximadamente 25 mil toneladas.

Caso de sucesso

O produtor Edvaldo Martins, 39 anos, apostou na piscicultura e não se arrepende.  Há quatro anos na criação de peixe, possui 180 hectares de lâmina d’água com duas represas situadas nos municípios de Aliança e Dueré, com total de 25 empregados e uma produção anual de 600 toneladas de peixes amazônicos, a exemplo do pirarucu, surubim, caranha, matrinxã e piau.

“Graças as condições favoráveis e promoção da atividade venho investindo bastante para aumentar cada vez mais a produção, expandir a comercialização e conquistar novos mercados”, planeja Martins.

Selo

Os municípios de Almas, Brejinho de Nazaré e Aliança do Tocantins possuem frigoríficos para o beneficiamento de pescado com SIF - Serviço de Inspeção Federal – SIF, o que possibilita a exportação para outros Estados. Ainda no município de Almas existe uma fábrica de ração e um laboratório que produz alevinos.

Além de Almas os municípios de Ipueiras, Porto Nacional, Araguatins, Taipas, Brejinho de Nazaré, Wanderlândia e Crixás transformam o Estado em um excelente produtor/exportador de alevinos conquistando mercado principalmente através da qualidade e dos bons preços.

Para a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, a vontade e determinação do Governo é tornar o Estado um dos maiores produtores de peixe de água doce do país. “Temos um Estado com grande potencial hídrico, com excelentes condições geográficas e climáticas, nosso objetivo é reorganizar a atividade para tornar a produção de peixe em uma economia forte e sustentável, gerando mais emprego e renda, além de oferecer a população alimentos mais saudáveis para consumo”, considera Hyashida.

Parques Aquícolas

Para a produção de peixe em tanque rede, o Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Governo do Estado, está implantando 10 parques aquícolas no Tocantins, num total de 480 hectares de lâmina de água, os estudos já foram concluídos e o processo está em fase de análise. (Ascom/Ruraltins)