Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Três Procuradores de Justiça encaminharam requerimento de inscrição para a Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo eleitoral de formação da lista tríplice destinada à nomeação do Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2013-2014. O prazo encerrou-se às 18h desta quarta-feira, 03.

De acordo com o edital publicado pela Comissão Eleitoral nesta quinta-feira, 04, estão inscritos os Procuradores de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, José Demóstenes de Abreu e Leila da Costa Vilela Magalhães. Em outro edital, a Comissão traz a relação de membros ativos, aptos a votarem.

As impugnações poderão ser oferecidas no dia 09 de outubro de 2012, no período das 8h às 18h, sendo que a Comissão Eleitoral deverá decidir acerca delas ainda no dia 10. A eleição acontece no dia 30 de outubro.

Vera Nilva Álvares da Rocha Lira

Natural do Estado de São Paulo, Vera Nilva Álvares Rocha Lira foi aprovada no 1º concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Tocantins em janeiro de 1990, quando então foi designada para a Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, onde permaneceu por cerca de 3 anos. Nesse período também foi Promotora de Justiça de Peixe e Pedro Afonso. Removida para Palmas, atuou na Promotoria da Fazenda Pública, sendo, em seguida, promovida ao cargo de Procuradora de Justiça em 1997. Foi Corregedora-Geral do Ministério Público por duas vezes. Teve forte atuação na área da mulher, criando o Caop da Mulher e também presidindo o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). Coordenou os Centros Integrados do Ministério Público, órgão que congregava todos os Caops e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e também foi Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça por três anos. Atualmente, é coordenadora do Cesaf e Subprocuradora-Geral de Justiça. Esta é a segunda vez que concorre ao cargo de Procuradora-Geral de Justiça, sendo a candidata mais votada da lista tríplice.

José Demóstenes de Abreu

Ingressou no Ministério Público do Estado do Tocantis no ano de 1990, iniciando sua carreira na histórica comarca de Natividade, atuando ainda em Araguatins, Miranorte, Ponte Alta do Tocantins, Dianópolis, Colinas, Porto Nacional e Palmas. Pelo critério de merecimento, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça no ano de 2001, elegendo-se Corregedor-Geral no mesmo ano. Ocupou o cargo de Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos, 2003/2004 e 2005/2006, tendo atuado ainda como Conselheiro Eleito, por vários mandatos, no Conselho Superior do Ministério Público, além de ocupar o cargo de Coordenador do Centro de Atendimento Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij) entre os anos de 2007 e 2011.

Leila da Costa Vilela Magalhães

Promotora de Justiça em Pedro Afonso, quando o município ainda pertencia ao Estado de Goiás, Leila da Costa Vilela Magalhães foi promovida, por meio de decreto do Governador do Estado, ao cargo de Procuradora de Justiça quando instalado o Tocantins, em 1989. Leila é o mais antigo membro do Ministério Público Tocantinense, tendo sido eleita, em 2002, para o cargo de Corregedora-Geral, e em 2006, para o cargo de Procuradora-Geral de Justiça para o biênio 2007/2008.(Com informações do MPE)

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif