Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A pesquisa Serpes encomendada pelo Jornal do Tocantins e realizada entre os dias 2 e 5 de outubro mostra que o candidato do Partido Verde à Prefeitura de Palmas, Marcelo Lelis, voltou à liderança na disputa com 45,5% das intenções de voto, ultrapassando Carlos Amastha (PP), que agora tem 37,4%.

Esta é a terceira rodada da pesquisa estimulada que mostra ainda a candidata do PR, Luana Ribeiro, com 6,3% da intenção de votos, Professor Adail (PSDC), com 0,8%; Doutor Luciano (PRP), com 0,6%; Abelardo Gomes (PSOL), com 0,3%; e Fábio Ribeiro (PTdoB) com 0,2%.

Indecisos

Os eleitores indecisos somam 6,4%, e 2,% afirmam que votarão nulo ou não irão votar. A pesquisa ouviu 1.001 eleitores em cinco regiões da cidade e tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,09% para mais ou para menos.

Evolução

A pesquisa mostra que, em relação à rodada anterior, Marcelo Lelis cresceu 10,2 pontos percentuais e transformou uma desvantagem de oito pontos percentuais para Carlos Amastha (35,3% contra 43,3%) em uma vantagem agora de 8,1 pontos (acima da margem de erro), posto que seu adversário, antes líder, oscilou negativamente 5,9 pontos. Luana Ribeiro (tinha 9,2%) caiu 2,9 pontos. Os indecisos caíram 2,5 pontos, ao passo que os que votariam nulo ou não votariam oscilaram 0,2 ponto para cima.

Levando em conta apenas os votos válidos, cenário onde são excluídos os votos nulos, brancos e indecisos, Lelis também lidera com 49,9% contra 41,1% de Amastha e 6,9% de Luana. Os outros não chegaram a 1%.

Rejeição                                                                                            

Entre os três primeiro colocados da terceira pesquisa Serpes/JTO, o mais rejeitado é Carlos Amastha com 36,1%. Em segundo aparece Marcelo Lelis com 27,3% e, na sequência, vem Luana Ribeiro com 14,9%, em um cenário em que 14,1% dos eleitores não rejeitam ninguém e 1,6% não sabe responder.

Entre os outros candidatos, Aberlado Gomes lidera em rejeição com 13,2% das citações. Logo em seguida aparece Fábio Ribeiro com 11,8%; depois vêm Professor Adail (8%) e Doutor Luciano (6,7%). A pesquisa foi registrada sob o protocolo Nº 00524/2012.

Pesquisa Ibope/TV Anhanguera

Diferente da pesquisa Serpes/JTO, a terceira rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera sobre as intenções de voto para prefeito de Palmas apresenta um quadro de empate técnico entre os dois primeiros colocados. Carlos Amastha, do PP, aparece com 43% das intenções de voto. Marcelo Lelis, do PV, tem 40%. A diferença de três pontos percentuais entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Nessa consulta, são considerados os votos totais, ou seja, incluídos nos cálculos os votos brancos/nulos e os indecisos.

A candidata Luana Ribeiro (PR) aparece em terceiro lugar com 5% das intenções de voto, seguida de Dr. Luciano (PRP) e Professor Adail (PSDC), ambos com 1% cada. Os candidatos Abelardo (PSOL) e Fábio Ribeiro (PTdoB) não pontuaram na pesquisa.

Indecisos

Os eleitores que se declararam indecisos na pesquisa Ibope somam 7% e 3% declararam que votarão em branco ou irão anular o voto. A consulta foi realizada de 4 a 6 de outubro e ouviu 602 eleitores. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins sob o protocolo TO-00548/2012. O resultado foi divulgado no Jornal Anhanguera 2ª Edição deste sábado.