Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

 A confiança dos comerciantes palmenses está mais uma vez em alta. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins - Fecomércio. Segundo o levantamento, em setembro, o índice alcançou um aumento de 2,2% em relação a agosto, atingindo 134,3 pontos, um patamar positivo para o segmento.

 Esta é a segunda alta mensal seguida no índice. De acordo com a economista da CNC, Izis Ferreira, o resultado do índice total foi influenciado pela melhora tanto nas condições atuais do empresário do comércio, que avançou 5,6%, quanto pela expectativa favorável da economia brasileira, com 1,2%.

 A pesquisa, realizada com 120 empresários, mostra que para 57,1% dos entrevistados, as condições atuais do setor estão melhores. 69,2% avaliam que o desempenho de suas empresas está melhor e 45% acha que o comércio também está mais promissor. E como dado importante para quem busca uma colocação no mercado, 87,3% dos empresários afirmam que irão aumentar o quadro de funcionários para suprir as demandas de fim de ano.

 Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, este resultado se deve, em parte, à percepção de que as vendas devem crescer até dezembro, motivadas pelas ações adotadas pelo governo para estimular o consumo interno. “Acreditamos que esse índice positivo se deve à proximidade das datas comemorativas, daí o empresário estar mais motivado. Isso se reflete em mais investimentos e contratações”, comenta o presidente. (Com informações da Assessoria)