Estado

Dados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias – ICF, realizada pela Confederação Nacional do Comércio e FECOMÉRCIO Tocantins, mostram queda no índice geral e aumento na perspectiva de consumo.

 A pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias em Palmas registrou queda em seu índice geral no mês de setembro. Entretanto, entre os dados apresentados, a perspectiva de consumo cresceu 7,2 pontos esse mês, representando que 54,4% das famílias acreditam que seu consumo será maior que o segundo semestre do ano passado. Por se tratar de um indicador antecedente, os dados mostram a propensão de consumo das famílias com relação ao mês de outubro.

 O índice geral, quando comparado à pesquisa do mês de agosto, caiu 4,4 pontos. Para o presidente da FECOMÉRCIO Tocantins, Hugo de Carvalho, isso pode ser reflexo da crise econômica mundial. “As pessoas tendem a estagnar o consumo de bens e serviços diante de crises financeiras. Mesmo no Brasil, com a situação econômica bastante equilibrada, as pessoas associam a crise mundial ao país”, disse.

 Outro ponto que pode ser considerado é o alto nível de inadimplência que ainda reflete negativamente na disposição ao consumo. “Mesmo com a manutenção do aumento real da renda e da baixa taxa de desemprego, as incertezas quanto aos impactos da desaceleração econômica no mercado de trabalho refletiu-se sobre a confiança das famílias, na comparação anual”, afirmou o economista da CNC, Bruno Fernandes.

 Dentre outros pontos abordados que sofreram queda, se comparados a agosto, estão a segurança com seu emprego atual (74%), a satisfação com a renda atual (71,7%) e a facilidade no acesso ao crédito (48,4%). (Com informações da Fecomércio)