Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita

Depois de uma manhã inteira de disputas de Judô válidas pelas finais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), foi definida a equipe tocantinense da modalidade, que mira, agora, um novo alvo: as Olimpíadas Escolares na categoria 15 a 17 anos, que ocorre entre os dias 25 de novembro e oito de dezembro, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ao todo, nesta quinta-feira, 25, no Tênis Sesc, em Palmas, 30 alunos-atletas disputaram as 13 vagas do Judô na delegação do Estado. 

Se para alguns a experiência de ir a uma Olimpíada não é novidade, como é o caso dos campeões Mayons Brito, aluno-atleta peso ligeiro do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, e Ennilara Lisboa, peso médio do Colégio Dom Bosco, para outros a sensação é nova. Este é o caso de Divina Jéssica Souza de Freitas, que garantiu a vaga ao vencer as finais do Jets no peso meio-médio e já se foca para o novo desafio. “Esta será a minha primeira e última Olimpíada, pois já tenho 17 anos, e já estou ansiosa, imaginando o cenário por lá, como serão as lutas, que, certamente, terão um nível bem alto. Agora é reforçar os treinos e a concentração para chegar lá bem”, disse a judoca que cursa o 3º ano do Ensino Médio. 

Um dos que voltará a ter outra oportunidade nas Olimpíadas será Adson Henrique Viana Jerônimo, estudante de 17 anos do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, vencedor dos Jets também no peso meio-médio, que exalta a qualidade do Judô no Estado para a própria preparação. “Na minha primeira Olimpíada, eu entrei nervoso, tenso, e não fui muito bem, já perdendo na luta de abertura. Agora, eu acho que vou me sair melhor, até porque o nível do Tocantinense de Judô aumentou, o que me ajuda muito no preparo, tanto físico como técnico; sem contar que temos disputado torneios fora, o que colabora também”, lembrou o aluno-atleta. 

Escolas estaduais se destacam no Judô

Dos 13 estudantes-judocas que venceram a etapa final dos Jets e conquistaram, consequentemente, a vaga na equipe tocantinense nas Olimpíadas, nove são de unidades estaduais de ensino, sendo quatro do Colégio Estadual Dom Alano, outros quatro do CEM Santa Rita e um da Escola Estadual Madre Belém. Os demais integrantes são do Colégio Dom Bosco, que contará com três representantes, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com um aluno-atleta. 

Equipe tocantinense de Judô por peso e unidade escolar

- Feminino:

.Ligeiro (-44 KG)

Kaline Nascimento Silva

Escola Estadual Madre Belém

.Meio-leve (-48KG)

Luana Bruna Basílio da Silva

Colégio Estadual Dom Alano

.Leve (-52KG)

Katiele Cristina Alves Muniz

Escola Estadual Santa Rita

.Meio-médio (-57KG)

Divina Jéssica Souza de Freitas

Colégio Estadual Dom Alano

.Médio (-63KG)

Ennilara Lisboa Silva

Colégio Dom Bosco

.Meio-pesado (-70KG)

Larissa Guedes Coelho

Colégio Estadual Dom Alano

- Masculino

.Super-ligeiro (-50KG)

Weliton da Silva Simões

Escola Estadual Santa Rita

.Ligeiro (-55KG)

Mayon Niully Coelho Brito

Colégio Estadual Dom Alano

.Meio-leve (-60KG)

José Victor de Oliveira Vilardo

Colégio Dom Bosco

.Leve (-66KG)

Johnny Magalhães Aragão

Escola Estadual Santa Rita

.Meio-médio (-73KG)

Adson Henrique Viana Jerônimo

Escola Estadual Santa Rita

.Médio (-81KG)

Pedro Frutuoso

IFTO

.Meio-pesado (-90KG)

Pablo Stefan Gomes Pereira

Colégio Dom Bosco (Ascom Seduc)