Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os municípios de Ananás, Aparecida do Rio Negro, Araguatins, Colinas do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dianópolis, Figueirópolis, Guaraí, Juarina, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Pindorama do Tocantins, Porto Nacional, São Bento do Tocantins, Tocantinópolis, Xambioá, do Estado do Tocantins receberão recurso financeiro diretamente do Ministério da Saúde para estruturação da VAN – Vigilância Alimentar e Nutricional – nas Unidades Básicas de Saúde.

O recurso destinado aos referidos municípios foi homologado por meio de portaria nº 2.392  do MS publicada no último dia 19 de outubro e será utilizado para a aquisição de equipamentos antropométricos, utilizados na avaliação de medidas corporais em diferentes fases da vida, os quais deverão ser utilizados pelos pólos municipais do PAS – Programa Academia da Saúde.

Conforme a portaria serão transferidos R$ 3 mil reais para cada Unidade Básica de Saúde que possua equipe de Atenção Básica com adesão ao PMAQ-AB -  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

De acordo com a técnica da área de Alimentação e Nutrição da Sesau, Soraya Dodero, o valor total destinado aos 17 municípios tocantinenses é de R$ 183 mil reais. Ela explicou que esse valor será investido na aquisição de um conjunto básico de equipamentos compostos por balança pediátrica, antropômetro vertical, balança plataforma e fita antropométrica vertical, os quais vão garantir o desenvolvimento das ações da VAN.

VAN

A Vigilância Alimentar e Nutricional da população é instrumento fundamental dos esforços do SUS para prevenção e tratamento de excesso de peso e obesidade na Rede de Atenção à Saúde, em especial no âmbito da Atenção Básica.

O MS tem atuado juntamente com Estados e municípios para oferecer condições adequadas de diagnóstico e acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde para indivíduos com problemas relacionados à obesidade.

Recomenda-se que os equipamentos antropométricos a serem adquiridos sigam as especificações do Manual Orientador para Aquisição de equipamento Antropométricos adequados, disponível no site http://www.saude.gov.br/nutricao.