Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) reforçou o pedido junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da construção de 160 academias da saúde a serem instaladas em todos os municípios do Tocantins.

O pedido foi feito pessoalmente pela deputada Nilmar durante reunião que participou com o ministro Padilha, junto do secretário de Esportes do Estado, Eduardo Gomes, e da secretária da Saúde, Vanda Paiva.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos pelo Governo Federal para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de apoio e usuários.

As atividades são desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

“O projeto é muito importante para a melhoria da saúde e o aumento da qualidade de vida da população, além de ter um apelo social, criando espaços para recreação de interação popular. Por isso estamos lutando para que em cada cidade do Tocantins seja implantada pelo menos uma academia da saúde, para melhorar a vida do povo tocantinense”, afirma Nilmar.