Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na reunião da Comissão de Cultura nesta quarta-feira, 07, a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) cobrou da ministra da Cultura Marta Suplicy maior interatividade entre a pasta e a Frente Parlamentar de Cultura da Câmara.

“É preciso fortalecer essa parceria entre os parlamentares e o Ministério, mas é corrente dentro da Câmara as emendas para a Cultura serem apresentadas, mas os recursos não são liberados. Isso desestimula os deputados a colocarem emenda para a cultura. Eu mesma coloquei emenda para a cultura no meu Estado, mas até hoje não consegui liberação por parte do Ministério”, disse Professora Dorinha.

A deputada considera que a cultura é uma área que precisa de um foco diferenciado, não só em âmbito nacional, mas também no dos estados e municípios. “Talvez uma ação direta do Ministério junto aos governadores e prefeitos no sentido de preservar a área da cultura estimule o desenvolvimento da cultura local. Na maioria dos municípios, os recursos para cultura são apenas para eventos como carnaval, praia, aniversário das cidades. Não é que não sejam eventos importantes, mas é preciso uma política de formação para a área, com um trabalho mais integrado e permanente”, pontuou.

Dorinha ainda ressaltou a desigualdade de tratamento para a área da cultura das regiões Norte e Nordeste para o restante do País. “O Tocantins tem pouca coisa construída em termo de política pública para a cultura, de museus, estruturas permanentes para a área. Embora tenha uma cultura rica, principalmente olhando o próprio patrimônio histórico que o Estado tem, mas é necessário reforçar os pontos de cultura, de forma a garantir o fortalecimento dessa área em regiões onde há maior desigualdade”.

A Ministra Marta Suplicy não tocou no assunto das emendas, mas concordou com as ponderações da deputada e disse que o Governo Federal deve ter ações mais afirmativas em todas as áreas para fazer um País mais igual. “Os estados do Norte e Nordeste têm uma defasagem gigantesca em relação ao Sul e Sudeste e precisamos trabalhar uma equidade maior no País”, disse.

Sobre a reunião

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve reunida com os membros da Comissão da Educação e Cultura para fazer uma apresentação sobre os planos e políticas do Ministério para o setor cultural do País.