Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Perlaine Loyola Secretário da SIC, Paulo Massuia, juntamente com equipe do Sebrae Secretário da SIC, Paulo Massuia, juntamente com equipe do Sebrae

A abertura oficial do Amazontech aconteceu na terça-feira, 13, no complexo Meio do Mundo e contou com a participação do governador do Amapá,  Camilo Capiberibe, do secretário da SIC – Secretaria da Indústria e do Comércio do Tocantins e atual presidente da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico, Paulo Massuia, representantes nacionais do Sebrae e diversas autoridades da região norte.  

O governador do Amapá destacou a importância deste evento para todos os Estados da Amazônia Legal e acrescentou que acredita no desenvolvimento da Amazônia a partir do Amazontech. “Os assuntos aqui debatidos irão irradiar e deixar frutos duradouros. Todos querem a Amazônia preservada, mas para isso, tem que ter tecnologia. Esse modelo de desenvolvimento será construído aqui. Acreditamos que os debates contribuem para o futuro da região e do País”, defendeu o governador na abertura do evento.  

O secretário da SIC, que representou o governador durante a abertura do evento, lembrou que o Tocantins vem buscando aliar o desenvolvimento econômico e tecnológico com a preservação ambiental e para isto o Estado busca parcerias com empresas que tenham o mesmo objetivo. “Participar da Amazontech juntamente com todos estes parceiros como Sebrae, Universidades Amazônicas, Embrapa e Governos dos Estados do Amazonas reforçam a nossa intenção de trabalhar com estratégias e políticas públicas que enfatizem a responsabilidade sócio-ambiental, e que garantam sustentabilidade com a geração de emprego e renda”, destacou Massuia na abertura do evento.

O diretor executivo do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto, lembrou a importância do evento para todo o Brasil. “A Amazônia é muito importante para o Brasil, pois nela pode estar   a solução de muitos problemas. A região deve ser fortalecida e crescer em empreendedorismo e sustentabilidade”, destacou Barreto. 

Nesta edição do Amazontech foi investido R$ 1 milhão e segundo o Governo do Amapá, é um dos maiores investimentos para este ano. A expectativa é que nesta edição os resultados alcançados sejam para quem vive a realidade da região Amazônica e que seja discutida por quem vive aqui e sabe das dificuldades, lembra os organizadores. A Amazontech segue até o dia 17 novembro com ampla programação envolvendo todos os estados da Amazônia Legal.

Estande do Tocantins

O Tocantins está presente na Amazontech no Portal dos Estados, que este ano tem o Turismo como tema central. Na área reservada ao Tocantins, o número de visitantes está surpreendendo a equipe da Adtur que está representando o Estado no evento e apresentando aos visitantes toda a diversidade turística e cultural que o turista pode encontrar aqui.

Aos visitantes são apresentados vídeos documentários com os principais roteiros turísticos do Tocantins, exposição de artesanato em capim dourado e as bonecas de cerâmica Ritxoko produzidas pela etnia Karajá na Ilha do Bananal, além de degustação de comidas típicas como a paçoca, biscoito Amor Perfeito e licores.

Amazontech

O Amazontech é um Programa doSebrae desenvolvido pelosGovernos dos Estados da Amazônia Legal, Sebrae Nacional, Universidades Amazônicas, Embrapa e outros parceiros institucionais, para disseminação da inovação e tecnologia junto aos negócios que operam no ambiente amazônico.

O Amazontech acontece até o dia 17 de novembro, no Complexo Meio do Mundo e, durante estes dias, serão debatidos diversos temas, com ênfase para seu desenvolvimento e sustentabilidade da região Amazônica. Mesas redondas, exposições, oficinas de capacitação, entretenimento a gastronomia local, a programações é aberta ao público no Complexo formado pelo Monumento Marco Zero do Equador, Escola Sambódromo de Artes Populares, Cidade do Samba