Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A rotina de trabalho e a falta de atenção com a saúde são os principais motivos que impedem os homens de ir à Unidade de Saúde no horário regular de atendimento. Por essa razão, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), através da Unidade de Saúde da Família (USF) 605 Norte, reúne entre 25 e 80 anos de idade para falar sobre saúde e prevenção de doenças, nesta quinta-feira, 22, na Quadra 607 Norte, QI 15 alameda 15 lote 02, às 18 horas.

O grupo é formado por mais de 50 homens que podem ter acesso a atividades de orientação preventiva de doenças, avaliação clínica, exames de rotina e encaminhamentos para outros serviços de saúde.

Saúde preventiva

O grupo numeroso é formado por homens residentes nas Quadras 605 e 607 Norte, que são assíduos nos encontros mensais. Os temas das atividades educativas variam a cada encontro. Neste mês, o tema do encontro é "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis".

Além de palestra educativa, os homens terão acesso a consulta médica, quando poderão receber pedidos de exames laboratoriais, como hemogramas, exames de colesterol, de triglicérides e de dosagem hormonal para diagnóstico do câncer de próstata.

Também serão realizados, no local, exames rápidos para medir o nível de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação de índice de massa corpórea (IMC) e atualização do cartão de vacinas.

Segundo uma das organizadoras do encontro, Arlene Feitosa, o grupo é antigo e a participação dos homens é constante. "Eles gostam muito, participam homens de todas as faixas etárias, porque o horário  é diferenciado e permite que eles tenham acesso a serviços de saúde depois do trabalho", explica.

Saúde do Homem

O Programa Saúde do Homem prioriza o atendimento voltado para a população masculina na faixa etária dos 25 aos 59 anos através de estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças e de fatores de risco. Para isso, as USF's da Capital organizam cronograma de atendimento exclusivo para homens, que têm dificuldade de comparecer ao serviço de saúde no horário comercial.

Segundo a responsável pela Área Técnica da Saúde do Homem, Elaine Castanho, a formação de grupos de atendimento de homens é uma estratégia que está se multiplicando nas Unidades de Saúde de Palmas. "Cada equipe de saúde tem a liberdade de escolher dias e horários que melhor atendam os homens de suas áreas de cobertura", completa.