Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) está nesta quinta-feira, 22, na reserva indígena Suiá-Missú, na região Araguaia do Estado de Mato Grosso. A parlamentar integra a Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar a situação daquele local.

Os moradores da região vivenciam a iminência de um conflito armado com os indígenas que também ali vivem, e a comissão quer conhecer e construir uma solução alternativa sobre o caso ao Governo Federal.

O Ministério Público Federal obteve provimento favorável ao pleito de ação civil pública que visa a desocupação de cerca de 165 mil hectares da área conhecida como Fazenda Suiá Missú, situada nos municípios de São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista, onde também moram 300 indígenas. Essa área havia sido repassada ao Governo do Mato Grosso há 30 anos para que essas pessoas pudessem se fixar. Foi determinado o cumprimento provisório da desocupação da área onde há a reserva. O Tribunal Regional Federal suspendeu temporariamente a decisão, mas o Ministro Ayres Brito determinou a suspensão da medida do TRF e deferiu a desocupação.

Há na região mais de seis mil pessoas que possuem títulos dessas terras e estão há mais de 30 anos lá instaladas. O governo de MT ofereceu uma área de 100 mil hectares para que os indígenas pudessem se fixar, mas a situação ainda não foi resolvida. (Assessoria de Imprensa)