Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Humberto Lira

Foto: Humberto Lira

As atividades do projeto “Deputado Universitário Tocantinense na Assembleia Legislativa do Tocantins (DUT)” foram iniciadas na tarde desta última quinta-feira, dia 29, no plenarinho da Casa. O primeiro ato foi a posse dos deputados, seguido da eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões. O objetivo do DUT é aproximar os jovens estudantes universitários da vida parlamentar, por intermédio de simulações das atividades em sessões plenárias, como a elaboração, apreciação e encaminhamentos de projetos de lei.

As atividades continuam nesta sexta-feira no período da tarde, quando haverá reunião das comissões e apresentação dos projetos de leis elaborados pelos estudantes.

O deputado Osires Damaso (DEM) fez um pronunciamento para o grupo de estudantes universitários. Ele destacou a parceira da Assembleia no projeto como forma de estimular a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas pela Casa. “Há muitas dificuldades no trabalho dos parlamentares, muitas vezes incompreendidos por setores da imprensa. Por isso, é importante essa experiência que, com certeza, vai marcar a vida de vocês, além do incentivo à participação na vida política”, disse Damaso.

O projeto

O Deputado Universitário Tocantinense é um programa de ensino, pesquisa e formação política idealizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Formação Política e Gestão do Curso de Gestão Pública, do Campus de Palmas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Constituição da Mesa Diretora Universitária

Presidente: Zenil Drumond

Vice-Presidente: Diego de Moraes

1º secretário: Rodolfo Alexandre

2º secretário: Rafael Boff