Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Tocantins se prepara para ser o endereço do peixe no País e se incluir no mercado nacional e internacional do produto. Assim garantiu o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em audiência com o deputado federal Ângelo Agnolin (PDT), na tarde desta quarta-feira, 05, na sede do ministério em Brasília.

Na ocasião, o ministro autorizou a liberação de uma emenda individual do deputado na ordem de R$ 400 mil para a construção de tanques escavados para produção aquícola e confirmou que virá ao Tocantins ainda neste mês lançar regionalmente o Plano Safra – programa do Governo Federal destinado à disposição de linhas de créditos atraentes ao setor. Apostando no segmento, o governo pretende dobrar a produção de pescado até 2014. A meta do projeto é chegar a dois milhões de toneladas por ano ao fomentar a implantação de 60 mil tanques em todo país.

Na oportunidade, Crivella reiterou a importância da autorização do manejo do tambaqui em sistema de cultivo em tanques-rede nos reservatórios artificiais ao longo do rio Tocantins, e o empenho do deputado em defender a desburocratização dos processos que freiam o desenvolvimento do setor aquícola. “Faz mais de dez anos que Palmas recebeu o Lago da UHE Lajeado e, boa parte desse tempo, lutamos para que ele fosse alternativa de geração de emprego e renda”, disse Agnolin. Os produtores, no entanto, aguardam liberação do Naturatins para iniciar a produção.

Na avaliação do deputado, a economia baseada no segmento pesqueiro, com uso sistemático do potencial hídrico do Estado - a exemplo dos lagos formados pelas usinas de São Salvador, Lajeado, Estreito, Angical e Peixe - e os incentivos à pesquisa promovidos pela Embrapa Pesca, garantirão uma nova âncora de desenvolvimento regional, o abastecimento do mercado interno e o consequente potencial de exportação.