Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 13, na Sala de Reuniões do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, o Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, na ocasião representado pelo Chefe do Estado Maior, Coronel Gilberto Nogueira da Costa, foi apresentada à imprensa a “Operação Boas Festas”, que tem a finalidade de proporcionar mais segurança à população no Tocantins neste fim de ano.

Embora já esteja sendo executada desde o início deste mês de dezembro, em Palmas e nas principais cidades do interior do Estado, a Operação terá seu marco na capital, por exemplo, de 17 a 31 deste mês, com ações de policiamento ostensivo em pontos estratégicos da cidade.

Em Palmas, sob a supervisão do CPC – Comando do Policiamento da Capital, serão montados cinco pontos básicos, nos quais a PM e parceiros estarão presentes e atentos a quaisquer ações delituosas, bem como orientando a população.

Tendas estilizadas serão montadas nos seguintes locais: Av. JK (104 Norte I e II), Alameda Jardins (104 Sul I e II), Av. Tocantins/Taquaralto, nas proximidades da ARCA, Capim Dourado Shopping (103 Sul e 103 Norte) e uma Base Móvel (circulando pela cidade). O policiamento será a pé e motorizado, das 08h às 20h. Vale ressaltar que a Operação une-se ao policiamento rotineiro da PM, em todas as áreas de influências das unidades da Polícia Militar na Capital e interior.

De acordo com o CPC, um dos grandes focos da Operação é o fato de que nas áreas comerciais da cidade haverá uma atuação mais ostensiva dos policiais, fazendo com que as viaturas ordinárias possam ser direcionadas para os bairros e quadras de Palmas, aumentando, assim, a segurança para a comunidade.

“A Polícia Militar sente-se honrada em realizar essa Operação, e, como sempre temos feito em outras executadas no Estado, vamos desenvolver um trabalho sério e que demonstre a preocupação da PM e parceiros com a segurança pública no Tocantins. Final de ano é a época do aumento no volume de pessoas e de dinheiro circulando nas cidades, de modo que faremos o que for possível para proporcionar segurança a todos”, disse o Coronel Nogueira, elogiando as parcerias que a PM tem arregimentado.

A Operação foi elogiada pelo diretor de Polícia da capital, Hélio Ferreira de Lima, presente ao evento. “A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa e reitero que a Polícia Civil está ombreada com a PM nesse trabalho”, frisou o diretor. Já o comandante do 1º BPM, tenente coronel Wagner da Cunha, adiantou que todo o efetivo da Unidade estará de prontidão para o policiamento, “como tem acontecido em todas as operações que a Polícia Militar tem desenvolvido”, ressaltou.

Atuarão com a PMTO na Operação Boas Festas a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Cipra (Companhia Ambiental), CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais) e ACIPA (Associação Comercial e Industrial de Palmas). Especificamente na Capital, estarão a postos homens do CPC, da Academia de Polícia Militar Tiradentes, do QCG, Corpo de Bombeiros e policiais militares que atuam no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Todos os parceiros estiveram representados na solenidade. A ocasião também serviu para a apresentação de um folder educativo confeccionado pela Assessoria de Comunicação da PMTO, com dicas de segurança para a população, especialmente nessa época de final de ano.