Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Daniel Bezerra

Durante cerimônia de formatura do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nesta quarta-feira, 19, o  ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou para a presidente Dilma Rousseff que o Tocantins tem a  maior participação em creches do Brasil. O ministro destacou ainda, a contribuição do senador João Ribeiro (PR) para beneficiar o Estado com essas obras.

“Entregamos 37 creches este ano, e o senador João Ribeiro tem dado sua contribuição”, disse Mercadante. Segundo o ministro, o Tocantins foi o primeiro estado a iniciar as construções e hoje é um dos que mais possui creches no país. “João Ribeiro é um parceiro e amanhã entregará mais uma creche no Estado”, falou Mercadante referindo-se à obra que será inaugurada em Tocantínia nesta quinta-feira, 20, e que leva o nome da mãe do senador João Ribeiro, dona Tereza Hilário Ribeiro.

Sobre o Pronatec, programa do governo federal realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Secretaria Estadual de Educação,  a presidente Dilma acredita ser um exemplo nacional. “É um dos programas mais importantes para o meu governo porque contribui de duas formas para o desenvolvimento do país: amplia o acesso à educação profissional e forma os profissionais que precisamos”, disse.

Já Aloizio Mercadante destacou a importância do conhecimento para o desenvolvimento do País: “é uma semente que está sendo plantada”. O ministro anunciou ainda, a entrega de 5.537 aparelhos de ar-condicionado para as escolas do Estado e a construção de mais dez Escolas de Tempo Integral, sendo três para Palmas e as demais para o interior, além de 18 laboratórios para os cursos técnicos em parceria com o Senar. O evento foi realizado na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, no Setor Santa Fé e contou com a presença de diversas autoridades.

João Ribeiro presente

Mesmo com a agenda movimentada em Brasília, devido às votações do Orçamento e outras demandas, João Ribeiro veio a Palmas a convite da presidente Dilma Rousseff para participar da entrega dos diplomas aos alunos do Pronatec/Senar. “Incentivamos a construção de creches e escolas de tempo integral porque acreditamos no poder transformador da educação”, afirmou o senador.

Também participaram da solenidade os ministros Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), José Elito (Gabinete de Segurança), o governador Siqueira Campos, os senadores João Costa, Marco Antonio da Costa, Kátia Abreu – também presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o prefeito de Palmas, Raul Filho, secretários estaduais e municipais, presidentes de autarquias, prefeitos de municípios vizinhos, vereadores e demais autoridades.

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, agradeceu aos instrutores e à parceria com a presidente Dilma e reforçou a importância da educação para o desenvolvimento do país. Já o  governador Siqueira Campos afirmou ser um momento de parceria do Estado com o Governo Federal, falou de gratidão pelas conquistas e destacou a personalidade do povo tocantinense. 

Marco para o Tocantins

Esta é a primeira vez que a presidente Dilma vem ao Tocantins depois de eleita. Segundo ela, trata-se de um marco. “Vir aqui é um marco para Tocantins e Palmas, mas também para o Brasil. Estou diante de mais de  4.100 jovens brasileiros que participam e se beneficiam desse programa que é importante pra o Brasil”, disse.

Dilma falou ainda sobre a responsabilidade de transformar o país com uma educação de alta qualidade.  “Queremos dar um salto para que nossa nação seja mais desenvolvida, para isso, vamos ampliar o acesso gratuito ao ensino técnico de qualidade”, destacou. (Assessoria de Imprensa)