Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Governo do Estado, por meio da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, encerrou o inquérito soroepidemiológico da PSC - Peste Suína Clássica. Em cumprimento à determinação do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ação teve início no dia 7 de novembro e durou 40 dias. O objetivo é comprovar a ausência de atividade do vírus da PSC para a manutenção do status sanitário de zona livre da enfermidade.

As 2.085 amostras de sangue de suídeos coletadas foram enviadas para o laboratório oficial do Mapa, o Lanagro de Minas Gerais, para a realização dos diagnósticos que devem ficar prontos no início do ano que vem. Foram cerca de 35 equipes da Agência que percorreram 115 municípios do Estado, abrangendo 320 propriedades rurais. 

Desde 2001, o Tocantins foi reconhecido como Zona Livre da PSC, sendo o primeiro Estado da Região Norte a receber a certificação. Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Jakeline Almeida Lemos Vernier, este monitoramento é feito a cada dois anos nos estados que têm o mesmo status, sendo o cronograma cumprido dentro do prazo previsto. 

A técnica também se diz confiante com relação ao diagnóstico, já que o Estado não registrou casos nos últimos 11 anos, o que agrega valor à carne suína. “Com esse monitoramento, temos a garantia de um rebanho saudável, o que é importante para manter a comercialização da carne. Se for detectada a doença, os animais ficam impedidos de transitar e há uma perda na produtividade e lucratividade”, ressalta Jakeline.

Peste Suína Clássica 

A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa e muitas vezes, fatal aos suínos, causada por vírus. Os principais sintomas são: depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras. (Com informações da Assessoria)