Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A emoção marcou a entrega da Creche Municipal Tereza Hilário Ribeiro em Tocantínia, no final da tarde desta última quinta-feira, 20. Acompanhado da família, o senador João Ribeiro (PR) participou da solenidade que homenageou sua mãe. “Mesmo tendo que cuidar da minha saúde, como todos sabem, não poderia deixar de vir à Tocantínia, pela consideração ao povo e também por esta homenagem a mim, à minha família e à minha mãe: uma mulher guerreira”, disse.

Entregue pelo prefeito Manoel Silvino (PR) e demais autoridades, a obra custou cerca de R$ 1,3 milhão e atenderá 240 crianças a partir de janeiro de 2013. Os recursos são do governo federal (Ministério da Educação) e foram disponibilizados com a ajuda de João Ribeiro.

A obra soma-se às mais de 100 creches, construídas ou em construção, que chegaram até as cidades do Estado graças à atuação de João Ribeiro em Brasília. Nesta sexta-feira, 21, o senador participa da inauguração de creche em Pequizeiro (236 km de Palmas). “Sou um senador que luta pelas creches porque acredito que não há benefício maior  de apoio às crianças, para que sejam cidadãos no futuro”, destacou Ribeiro que estava acompanhado da esposa Cinthia Ribeiro, das irmãs Romilda e Silvia Ribeiro, do cunhado Valmir Lino e das sobrinhas, Carol, Larissa e Marcela.

Creche Dona Tereza

A creche possui  1.180 metros quadrados, está localizada no bairro de Vila Planalto, e foi entregue devidamente equipada, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Nascida em Catalão (GO) a homenageada, dona Tereza Hilário Ribeiro foi exemplo de amor, dedicação e trabalho. Ela criou praticamente sozinha os sete filhos – Silvia, João, Romilda, Lázaro, Júlio, Jonadábio e Aparecido – depois da perda precoce do marido. “Escolhemos o nome de sua mãe porque temos acompanhado seu trabalho e a maioria das creches liberadas foi conseguida por meio do prestígio do senador”, afirmou o prefeito.  Além disso, Silvino disse que se à época dona Tereza Hilário tivesse ajuda de uma creche, teria sido mais fácil educar os filhos. “Hoje esta obra concretiza o anseio de milhares de mães”.

Municipalismo

O caráter municipalista do senador João Ribeiro e sua contribuição para os 139 municípios do Tocantins foi destaque em todos os discursos.  “O senador é como um governador para nós”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Tocantínia, João Alberto (PR). Segundo ele, 70% das obras do município têm a parceria do senador.

O prefeito de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) Manoel Silvino reforçou a importância da atuação parlamentar de Ribeiro. “A maioria das obras que temos no Estado passam pela intervenção, pelo prestígio de João Ribeiro”, frisou.

Para o deputado estadual Stalin Bucar (PR), o senador marca sua presença entregando benefícios. “Sabemos das obras porque visitamos todos os municípios e João Ribeiro é muito respeitado. É um político que não nos envergonha e não decepciona seus eleitores”, disse.

Na solenidade também foram entregues as escrituras dos lotes onde foram construídas 30 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida. (Assessoria de Imprensa)