Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

O governador Siqueira Campos transmitiu, durante solenidade realizada nesta tarde, seu cargo para a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa. A cerimônia foi prestigiada por secretários estaduais e outras autoridades.

Desde que assumiu, há 2 anos, essa é a primeira vez que Siqueira Campos tira férias. Com sua saída Jacqueline Adorno torna-se a primeira mulher a assumir o Governo do Estado. “Em uma época em que Ângela Merkel, a primeira-ministra alemã, é uma das pessoas mais poderosas do mundo, eu não poderia perder a oportunidade de abrir as portas para uma mulher forte, responsável , idônea e que comandou o judiciário com tanta destreza”, disse o governador. 

O governador também ressaltou que ter Jacqueline Adorno assumindo o comando do Governo é uma forma de homenagear a magistratura estadual. “Tradicionalmente a transmissão de cargo é feita com um singelo aperto de mãos, mas esse ato é de suma importância pois, se configura um ato histórico, em que homenageio não só a magistratura moderna, como também os magistrados que lutaram pela nossa autonomia”, explicou Siqueira Campos, relembrando a luta de Joaquim Teotônio Segurado.

A nova governadora em exercício agradeceu a oportunidade e a confiança disposta a ela e ressaltou a sua intenção de fazer um governo discreto, que contribua com a melhoria da vida da população tocantinense.

O governador se ausenta do cargo pelo período de 20 dias. Ele deve retornar na data de 25 de janeiro, até lá, deverá desfrutar férias no Nordeste onde aproveitará a oportunidade para conhecer projetos de fruticultura e artesanato. Dentre as cidades visitadas estão Caicó e Monteiro. “Esses são grandes centros de produção de artesanato e nós vamos conhecer alternativas para a geração de emprego e renda para a nossa população”, destacou o Governador.

Siqueira Campos viajará acompanhado da primeira dama, Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, e da secretária Kátia Rocha.

Perfil 

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa é natural de Anápolis (GO). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e em Direito Processual pela Academia de Polícia de Goiás. Iniciou sua carreira jurídica no Estado do Tocantins em 1990, após ser aprovada no I Concurso para Promotor de Justiça, tendo atuado nas Comarcas de Palmeirópolis, Paranã, Colméia e Porto Nacional. Em dezembro de 1997, foi promovida 3ª Procuradora de Justiça, acumulando o cargo com a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público a partir de 1999.

Chefiou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Tocantins entre os anos 2000 e 2002, sendo reconduzida para um segundo mandato. No entanto, em novembro de 2002, assumiu o cargo de Desembargadora, preenchendo a 12ª vaga da Corte.

Em sua trajetória de apenas nove anos no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins assumiu a Vice-Presidência da Corte durante o biênio 2003/2005; integrou as Comissões de Seleção e Treinamento (2007/2009), Organização Judiciária (2005/2007), Jurisprudência e Documentação (2005/2007), Orçamento e Finanças (2003/2005) e Distribuição (2003/2005); presidiu a 1ª Câmara Cível (2003/2005) e a 2ª Câmara Criminal (2005/2007 e 2007/2009); foi Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (2007/2009); membro do Conselho Administrativo da ESMAT (2003/2005) e do Conselho Superior da Magistratura (2003-2005), além de coordenadora de Informática do Tribunal de Justiça (2008/2009).

Jacqueline Adorno também atuou no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins como Juíza de eleições e suplente de Corregedor. A nova presidente é casada com Gláucio e mãe de dois filhos, Brenda e Gláucio Jr.