Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Instituído em janeiro de 2001 com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região Leste, o Parque Estadual da Jalapão - PEJ comemorou doze anos de criação no último sábado, dia 12. Considerado o maior Parque Estadual tocantinense, seu gerenciamento é de responsabilidade do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, órgão responsável pela execução da política ambiental no Estado.

Para registrar a data a equipe do PEJ organizou uma vasta programação envolvendo apresentações artísticas e culto ecumênico. Para a equipe organizadora, a comemoração foi um momento de reflexão acerca da responsabilidade ambiental de cada cidadão, e teve como objetivo sensibilizar e conscientizar as comunidades do entorno e as instituições parceiras sobre a importância de proteger e preservar a região do Jalapão.

O evento contou a parceria da Prefeitura Municipal de Mateiros, Pousada Panela de Ferro, Rádio Dunas FM, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Igrejas Assembleia de Deus, Católica e Batista, Ajaca - Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais e Comunidade de Mateiros.

A região do Jalapão é um forte atrativo para quem pratica o ecoturismo e turismo de aventura. Suas cachoeiras, rios e corredeiras de águas cristalinas, as formações rochosas e chapadas, e as dunas de areias douradas, em meio à vegetação predominante do cerrado, formam um cenário de verdadeiro encanto aos olhos de quem vê.

O Parque

Localizado no município de Mateiros, o PEJ ocupa uma área de quase 150 mil hectares. As principais atribuições da unidade consistem em promover ações focadas na preservação, fiscalização e monitoramento de toda área, incluindo os atrativos turísticos, além de promover trabalhos de conscientização ambiental entre os visitantes e as comunidades de seu entorno. (Ascom Naturatins)