Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Representantes da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - e da Embrapa Pesca e Aquicultura se reuniram com produtores rurais da região central do Estado, para discutir desafios do setor e definir parcerias. O encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 15, no Sindicato Rural de Palmas, contou com a presença do secretário executivo da Agricultura, Ruiter Pádua, e do presidente do Sindicato, Antônio Jorge Godinho.

Na ocasião, Embrapa e Seagro apresentaram ações voltadas para o desenvolvimento do agronegócio no Estado, que necessitam de parceria com os produtores.

De acordo com o secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua, a instalação da unidade da Embrapa no Tocantins tem contribuído muito com o processo de modernização da agricultura do Estado. “Essa parceria entre Embrapa, Governo e produtores tem sido fundamental, mas ainda temos grandes desafios, como as pastagens degradadas e ao mesmo tempo a necessidade de aumento do nosso rebanho, para suprir a demanda dos frigoríficos já instalados no Estado”, destacou Padua.

Ainda segundo Padua, o rebanho bovino, que é de aproximadamente oito milhões de cabeças deve ser ampliado para 12 milhões, para suprir a demanda dos frigoríficos.

Plano ABC

Segundo o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pesca e Aquicultura, Ariovaldo Luchiare Junior, que participou da reunião, os pesquisadores da unidade instalada em Palmas estão focados nos trabalhos em prol da recuperação de pastagens. “O Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que hoje é coordenado pela Seagro, foi o primeiro do Brasil a ser criado e vai ao encontro da necessidade dos produtores do Estado”, afirmou Luchiare.

O Programa ABC, que é uma iniciativa do Governo Federal, foi criado para difundir uma nova agricultura sustentável, que reduza o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera, através de seis iniciativas: plantio direto, recuperação de áreas degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais.

Aquicultura

Durante a reunião, a Embrapa também apresentou trabalhos e perspectivas da aquicultura no Tocantins. Ainda de acordo com chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, ainda este ano o Governo Federal deve oficializar a criação do parque aquícola do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Além disso, a unidade vem realizando pesquisas sobre produção e comercialização de espécies nativas da região. (Ascom Seagro)