Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um grupo de investidores canadenses está no Tocantins buscando informações sobre o potencial do Estado nas áreas de silvicultura e de gado leiteiro.  As atividades serão apresentadas pelo secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, durante reunião, marcada para esta segunda-feira, dia 21, às 14h, no gabinete da pasta.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Waldonêz Rodrigues Júnior, que está acompanhando os investidores, o grupo atua neste segmento no mercado canadense e a intenção é conhecer algumas áreas para avaliar a possibilidade de investir no Tocantins.

A silvicultura está em crescente expansão no Tocantins, e o Governo do Estado tem desenvolvido diversas ações para fortalecer o setor, como a criação de polos de produção de seringueiras e a instituição de legislação específica, liberando a atividade de licenciamento em áreas consolidadas, degradadas ou subutilizadas em agropecuárias.

Já na área de produção de leite, dentre as ações do Governo, por meio da Seagro, o desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético tem contribuído significativamente com o crescimento da produção. “A produção leiteira do Tocantins ainda é considerada tímida, em relação ao seu potencial”, afirma Pádua. 

Dados

Em 2012, a produção foi de R$ 233,22 milhões de litros de leite. Na silvicultura, em 2011, a seringueira saltou de 1.840 hectares de área plantada para 2.865 em 2012 ha, registrando um crescimento de 55% do plantio em um ano. Já a área plantada de eucalipto, em 2011 era de 75.977 ha. E a previsão é que o levantamento de 2012 aponte um crescimento superior a 40%. A meta é que a área plantada desta cultura chegue a 794.074 ha até 2017. (Ascom/Seagro)