Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Implementar e definir prioridades das ações correspondentes às políticas públicas da população idosa da capital a fim de garantir, promover e defender de forma ética e efetiva os direitos da pessoa idosa. Esse foi o objetivo da reunião ocorrida na tarde desta última segunda-feira, 21, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em Palmas, com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O enfrentamento à violência contra o idoso, ações e projetos que garantam o envelhecimento com qualidade de vida e  local adequado para instalação dos idosos foram os principais pontos destacados e discutidos pelas instituições que encontravam-se presentes durante a reunião.

Segundo a  presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), Simone Fontenelle, existem hoje, em Palmas, cerca de dez mil idosos acima dos 60 anos que, em sua maioria, vivem em situação de risco e que necessitam de mais cuidados e atenção. “É necessário fazer um trabalho rigoroso para assegurar os direitos da pessoa idosa na saúde, na assistência social e em qualquer outra área”, disse. “Uma das carências no município é uma casa lar ou instituição de longa permanência para a pessoa idosa. Sabemos que a família deve ser a principal responsável pelo idoso, mas aqueles que não possuem familiares necessitam de abrigo garantido,” explicou.

A conselheira Zilma Célia, da Pastoral do Idoso, destacou que precisa de maior atenção e cuidados no combate à violência contra os idosos. “O enfrentamento à violência contra a pessoa idosa tem sido uma das  principais lutas que enfrentamos todos os dias.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes,   esclareceu que o atendimento aos idosos será priorizado e lembrou que é no município que acontecem todos os enfrentamentos e aparecem todas as necessidades sociais. “Temos como objetivo priorizar as demandas de mais urgência, tal como preconiza o Estatuto do Idoso”, pontuou.

Segundo a secretária, faz  parte dessa nova política de assistência social a valorização dos Conselhos. “Estamos trabalhando para conhecer a instituição e seus representantes, mas, principalmente, para apresentar um diagnóstico a  todos os problemas dentro dos Conselhos e garantir que todas as demandas que chegarem à pasta, independente de serem ou não atendidas, sejam  respondidas em tempo ágil”, disse.

A Secretária ainda frisou que em breve a Sedes estará disponibilizando salas para o Conselho  Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Conselho Tutelar da Região Central. (Secom Palmas)