Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, afirmou nesta última terça-feira, 22, após retornar de uma viagem aos municípios de Arraias e Dianópolis, como parte de um cronograma de vistorias, que pretende, o mais breve possível, ter conhecimento, in loco, da situação de todos os 19 hospitais públicos sob administração do Estado.

De acordo com a secretária, por determinação do governador Siqueira Campos, esse trabalho de avaliação passará a ser feito trimestralmente. A ideia é que o Governo mantenha-se informado sobre as condições de atendimento do hospital, assim também como da qualidade do serviço que está sendo prestado à população da respectiva região.

A secretária viaja sempre acompanhada de dois técnicos da Secretaria da Saúde que em cada visita entram em contato com os diversos setores, fazendo o necessário levantamento das necessidades do hospital. Em Arraias, a secretária se reuniu com o atual diretor do hospital, contratado da Pro-Saúde, e com o futuro diretor a ser contratado pelo Estado. “A estrutura de Arraias está muito boa, não precisa de ampliação. Precisamos melhorar, isso sim, o fluxo de trabalho”, informou Vanda Paiva.

Sobre Dianópolis, a secretária disse que é preciso retornar à reforma que foi iniciada e ainda não concluída por falta de dinheiro à época, há cinco anos. O hospital conta com 49 leitos para internação em geral, sendo dois para internações ortopédicas, além de 12 leitos para observação. “A reforma deverá ser incluída no novo empréstimo que estamos fazendo”, disse ela, que também manteve encontro com o secretário da Saúde do Município.

Vanda Paiva iniciou essas vistorias pelos hospitais regionais de Pedro Afonso e Guaraí, no dia 8 de janeiro deste ano; dois dias depois foi a Porto Nacional; no dia seguinte, a Paraíso do Tocantins; no dia 14, a Miracema; e nesta terça-feira, 22, a Arraias e Dianópolis.

Ainda esta semana deverá ir a pelo menos mais três municípios do sul do Estado, perfazendo assim um total de 10 hospitais visitados no interior. O Hospital e Maternidade de Palmas Dona Regina, o Hospital Infantil e o HGPP – Hospital Regional Público de Palmas já estão sendo acompanhados. A partir da próxima semana, a secretária deverá ter cumprido todo o cronograma.