Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: João di Pietro Secretário José Jamil fez a abertura oficial do evento Secretário José Jamil fez a abertura oficial do evento

Cerca de 200 servidores fazendários da Secretaria Estadual da Fazenda lotaram o auditório da Escola de Gestão Fazendária - Egefaz, durante o Seminário de Abertura do Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins - Profisco/TO. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24. O evento marca no Estado o início dos investimentos de aproximadamente R$ 90 milhões, do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Governo Estadual.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifiscal) é parceiro da Organização do Seminário, de acordo com o presidente da Entidade Classista, Carlos Campos, “esse projeto tem grande importância não só para a Sefaz como órgão estatal, mas sim, para todos os servidores fazendários. Pois modernizará a Secretaria tanto na parte física quanto no aprimoramento das ferramentas de fiscalização, o que implicará diretamente no aumento da arrecadação, fortalecendo o Estado na capitação de recursos próprios”. 

O secretário da Fazenda, José Jamil Fernandes, fez a abertura oficial do evento, disse que o Profisco é um passo importante para o Tocantins, pois se inicia uma transformação na Secretaria da Fazenda de forma positiva, que hoje vem enfrentando dificuldades com sistemas desatualizados. “Foram mais de 10 anos sem investir na Sefaz, e agora com esse projeto podemos investir em soluções e sistemas confiáveis, modernos, que venha garantir uma administração tributária eficiente e uma gestão de qualidade na Sefaz. Melhorando assim, a transparência e a gestão fiscal do Estado.”

Seminário

Pela manhã a palestrante Maria Cristina Mac Dowell, do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, explanou sobre a estruturação do Profisco em nível de Brasil, destacando a importância da adesão do servidor fazendário no processo de implantação do Projeto. “Esse é o primeiro projeto que estamos começando neste estilo, com seminário, onde estamos trazendo o servidor para se envolver diretamente, pontuou. Ainda de acordo com Maria Cristina, no Brasil existem 16 projetos do Profisco implantados e três em processo de implantação.

O palestrante, Macerlo Abranches Barbosa, chefe da Assistência de Fiscalização Especial da Sefaz de São Paulo, abordou sobre os Desafios das Administrações Tributárias nos próximos cinco anos. Já Márcio Verdi, representante do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT, com sede no Panamá, falou sobre os desafios atuais para as administrações tributárias.

A programação do Seminário continua hoje a tarde e segue até amanhã, 25. Com a participação de palestrantes da Sefaz de Pernambuco e técnicos da Agência Estatal de Administração Tributária da Espanha e das secretarias da Fazenda de Minas Gerais e Bahia.

Acesse a programação no endereço: http://www.sefaz.to.gov.br/seminario-profisco/agenda.php