Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Em solenidade no Palácio Araguaia, o governador Siqueira Campos deu posse nesta sexta-feira, 8, aos novos secretários de Estado. Para assumir a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o governador anunciou o ex-reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero. Na Sefaz – Secretaria Estadual da Fazenda, assume o servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo Olímpio Carneiro. O secretário José Jamil Fernandes deixa a Sefaz por motivos pessoais.

O titular anterior da Semades, Divaldo Rezende, vai deixar o cargo para assumir a Secretaria Especial de Promoção e Atração de Investimentos do Estado do Tocantins que terá escritório em Madri, capital da Espanha. O objetivo é trabalhar na captação de recursos para apoio e promoção dos projetos do Governo e da iniciativa privada junto aos parceiros internacionais na Europa. Além disso, o escritório vai cuidar da agenda internacional estratégica do Governo.

“Nosso maior desafio é garantir recursos para dar seguimento aos projetos do Estado. Nós estamos em um momento de insegurança financeira diante da queda de repasses do Fundo de Participação dos Estados, mas vamos trabalhar para garantir que o Governo honre com suas contrapartidas”, ressaltou Carneiro.

O novo titular da Semades se comprometeu a continuar o trabalho do titular anterior na busca por mais recursos para a área. “É uma responsabilidade substituir um secretário que fez um trabalho tão competente como o do Divaldo. O nosso maior desafio agora é conseguir dar a mesma dinâmica ao trabalho da Secretaria e ampliar o que já foi feito”, frisou Barbiero.

O secretário Divaldo Rezende entregou um relatório de atividades da Semades e destacou os avanços alcançados nos últimos dois anos que elevou o Estado de 9º para o 4º lugar no ranking de sustentabilidade da revista Veja. O secretário também explicou sobre o objetivo da sua presença na Espanha. “Os negócios alcançados junto aos investidores espanhóis foram um exemplo do potencial do Estado para captar recursos internacionais. A partir de Madri, vamos poder buscar recursos de outros países e trabalhando de forma articulada aos demais secretários para atender as demandas do Estado”. (Secom)