Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

Na última sexta-feira, 25, o vice-governador João Oliveira (PSD) prestigiou a posse do novo defensor público do Estado do Tocantins, Marlon Costa Luz Amorin, que ficará no cargo no período de dois anos. O evento ocorreu no auditório da OAB, em Palmas, e contou com a participação da cúpula jurídica do Estado.

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional revelando os serviços ofertados pela defensoria à população, a exemplo do grande número de atendimentos. Só em 2012, foram mais de cem mil registros. Marlon Amorim foi nomeado pelo governador Siqueira Campos, no dia 29 de novembro de 2012, sendo o candidato mais votado entre os defensores públicos durante processo eleitoral realizado no dia 23 de novembro, com 55,6% dos votos.

O vice-governador João Oliveira, que prestigiou o evento, disse que a posse de um novo defensor representa muito ao Estado,  uma vez que trabalha em defesa da cidadania, proporcionando apoio jurídico gratuito à população. "Cada instituição que se fortalece no Estado em prol do cidadão terá o apoio integral do Governo do Tocantins”, afirmou Oliveira.

O novo defensor público, Marlon Costa Luz Amorin, diz estar muito otimista e com grandes perspectivas. “Queremos dar posse aos 375 novos servidores efetivos e capacitá-los para as atividades, com o intuito de substituir os contratos temporários. Pretendo ainda dar prosseguimento ao concurso para defensor público, para oxigenar o quadro funcional que esta deficiente com relação a magistratura". Com relação aos projetos da pasta, revelou que foram discutidos com os colegas defensores para proporcionar um trabalho de excelência, finalizou Costa Luz.

Perfil do novo defensor

Natural de Zé Doca – MA, Marlon Costa Luz Amorim é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduou-se em Direito Tributário pela Unitins. Aos 19 anos, foi aprovado no concurso público para Fiscal de Rendas da Receita Estadual do Tocantins, tomando posse em julho de 1994. Permaneceu na Receita Estadual até 2007, quando foi aprovado no concurso para Defensor Público no Tocantins.