Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Dando continuidade às ações de repressão e combate ao tráfico de drogas, policiais  civis da Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos – Denarc, sob o comando do delegado Carlos Miguel Manso, realizou, na madrugada deste domingo, 3, a maior apreensão de drogas do ano em Palmas. Aproximadamente 50 quilos de maconha, prensada e dividida em tabletes foram encontrados em poder de Maria Cristina Thomazi Bordin, 32 anos de idade.

De acordo com o delegado Carlos Miguel, a acusada foi presa, por volta das seis horas da manhã, quando se encontrava no interior de um ônibus interestadual que fazia a linha Goiânia – Palmas. Ainda, segundo o delegado, a equipe da Denarc recebeu uma denúncia de que um grande carregamento de drogas estaria chegando a Palmas, na madrugada deste domingo, com o objetivo de abastecer as festividades do carnaval que se aproxima.

De imediato, equipes daquela Delegacia Especializada, após um exaustivo trabalho investigativo de campo que se estendeu por toda a madrugada, conseguiram identificar o veículo suspeito, momento em que se deslocaram até a fronteira com o Estado de Goiás, onde foi iniciado o monitoramento do ônibus que trazia a acusada juntamente com a droga.  

Por volta das 6h da manhã, os agentes da Denarc abordaram o ônibus, quando o mesmo se encontrava a poucos quilômetros de Palmas. E após a identificação positiva de Maria Cristina Thomazi Bordin, com sendo a pessoa responsável pelo transporte da droga, a mesma foi presa em flagrante. Dando sequência a ação, os policiais civis efetuaram uma rápida busca em duas malas de propriedade da acusada, que estavam no bagageiro, onde foram encontrados acondicionados no interior das mesmas, cerca de 50 quilos de maconha. Em uma rápida busca pessoal, os agentes encontraram em poder da autuada, a quantia de R$ 414,00.

Em depoimento prestado a autoridade policial, a acusada Maria Cristina alega que receberia a quantia de R$ 2mil para transportar a droga até a cidade de Belém do Pará.  No entanto há fortes indícios de que o destino final dos 50 quilos de maconha seria mesmo Palmas.

Para o delegado titular da Denarc, a apreensão de tamanha quantidade de drogas representa um duro golpe para o tráfico de substância entorpecente no Tocantins, segundo ele as operações para coibir a modalidade criminosa foram intensificadas, por meio de um trabalho incessante que reúne estratégia e inteligência.  

De acordo com o secretario estadual da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, a Polícia Civil está atenta e vigilante e o combate ao tráfico de drogas em todo o Estado e irá continuar no intuito de localizar e prender as pessoas que, por ventura, estejam envolvidas com a modalidade criminosa que tanto mal causam a sociedade e, em especial aos jovens. “Estamos seguindo determinação do governador Siqueira Campos de agir com rigor e firmeza para que o tráfico e seus perpetuadores não encontrem no Tocantins um solo fértil para prosperar. E nesse sentido estamos fornecendo total apoio a Denarc, para que esta Delegacia continue desempenhando de forma brilhante o seu papel”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário, dentro em breve novos equipamentos, armas e veículos serão disponibilizados para que os policiais da Denarc possam continuar a desenvolver um trabalho de alto nível “e que tem apresentado resultados muito satisfatórios, inclusive com a redução de muitos outros crimes tais como; roubos, homicídios, estupros que muitas vezes são cometidos em decorrência do tráfico de drogas”, pontuou o secretário.

Para o diretor de Polícia da capital, Hélio Ferreira de Lima, a grande apreensão de drogas efetuada pela Denarc neste Domingo é resultado do esforço que a Polícia Civil vem fazendo no sentido de coibir e reduzir todas os tipos de crimes no Tocantins e graças ao apoio do secretário da Segurança, do delegado chefe José de Eliú Andrada Jurubeba e ao dinamismo e competência de todos os policiais que integram os quadros da Polícia Civil,  a população Tocantinense pode ter certeza de as ações visando manter a ordem e a segurança serão cada vez mais intensificadas” ressaltou o diretor.

Após ser autuada pelo crime de tráfico de drogas, Maria Cristina Thomazi Bordin, foi encaminhada à Unidade Prisional Feminina em Palmas, onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.  (Ascom SSP)