Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Comentando a eleição da nova mesa diretora da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 4, a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) disse que isso será refletido nos trabalhos da instituição e a expectativa é de mudança no funcionamento da Casa de Leis.

O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito o novo presidente da Câmara com 271 votos e derrotou os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Foram três votos brancos. No total, votaram 497 deputados.

“Agora a expectativa é que seja feita uma boa gestão, mais independente, com uma aproximação maior com a sociedade, levando em consideração não só os acordos políticos, mas principalmente o que for mais importante para o nosso País. Atualmente, a Câmara só vota as propostas enviadas pelo Executivo. Espero que o trabalho seja mais equilibrado, votando os projetos dos parlamentares”, disse Dorinha.

Nova diretoria

A eleição de Henrique Eduardo Alves sela o acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio. Com a eleição do peemedebista, o partido volta ao comando da Câmara depois de dois anos (o último presidente da Câmara do PMDB foi Michel Temer, hoje vice-presidente da República). O PMDB também acumula a presidência do Senado, com Renan Calheiros.

Além de ser responsável pelo comando da Câmara e pela articulação entre o Legislativo e os demais poderes, o presidente da Casa também pode ocupar a Presidência da República no afastamento do presidente e do vice.

Atuação
Henrique Eduardo Alves é o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa — 11 — e está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas não consecutivas entre 1933 e 1982. Alves foi líder da bancada do PMDB desde 2007. Alves chegou à Câmara quando tinha 22 anos de idade. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, falecido em 2006. Já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça e Cidadania; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. (Com informações da Agência Câmara)