Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Os trabalhos de terraplenagem, limpeza e acesso das avenidas internas do Porto de Praia Norte estão sendo realizados desde o final do ano passado. As obras estão em ritmo acelerado e empregam centenas de trabalhadores da região. A contratação da mão de obra local tem sido prioridade buscando contribuir com a geração de renda para comunidade em Praia Norte, esclarece a diretora executiva da empresa Ecoporto, Sandra Kramer.

Segundo a diretora as obras estão seguindo o cronograma estipulado pela empresa dentro das etapas do projeto, “a terraplenagem é o início para infraestrutura para acesso ao Porto, mas o volume de água das chuvas nessa época tem prejudicado os trabalhos e por isso a opção é esperar a temporada de seca. Também demos início aos planos ambientais para diminuir o impacto social provocado pela obra”, explica Sandra.

Entre as ações ambientais implantadas pela empresa estão: a revitalização da praça municipal na cidade de Praia Norte; a construção de um ponto de apoio para que a comunidade possa utilizar o local com ações socioambientais e projetos direcionadas à população.

São 11 planos básicos ambientais que serão implantados pela empresa em prol da comunidade. Os impactos apontados mostram que os danos são mais sociais e econômicos do que ambientais, de acordo com Kramer. “Quando foi realizado o estudo para escolha do local do porto, sabíamos que essa era uma área urbana e que não haveria nenhum tipo de degradação ambiental, o local já era ocupado pelo homem, o que está facilitando o trabalho de implantação do Ecoporto”.

A previsão é que ainda este ano seja realizada a primeira viagem teste, ou seja, um piloto sobre a navegação até o porto, que envolverá carretas transportadoras de eletroeletrônicos e motos, que sairão da Zona Franca de Manaus e seguirão de balsa até Porto de Paria Norte. As informações são da empresa responsável pela implantação do Ecoporto, que faz planos para que a navegação mostre a todo o Brasil a viabilidade econômica do projeto.

As obras do Ecoporto são fundamentais para promover o acesso ao porto e é por isso que o Governo, através da SIC – Secretaria da Indústria e do Comércio investirá cerca de R,2 milhões no investimento. A verba é do CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico e será aplicada no asfaltamento da via que dá acesso ao porto. “Esta é uma obra da iniciativa privada, mas, os benefícios para o Tocantins serão enormes e é por este motivo que o Governo do Estado não esta medindo esforços para contribuir com a implantação. Este projeto para a primeira viagem piloto terá total apoio da SIC para organização e logística do evento”, diz Paulo Massuia, Secretário da pasta.

Porto

O projeto tem o apoio do Governo do Estado, através da SIC – Secretaria da Indústria e do Comércio, e quando pronto e em funcionamento será um dos mais importantes empreendimentos para a infraestrutura logística do Tocantins e do País com maior foco nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. O projeto prevê investimentos de R$ 30 milhões, destinados à construção de piers para embarque e desembarque de produtos, galpões, acessos, trevos, pátios, controle de fiscalização, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, asfaltamentos dos pátios e instalação da rede de iluminação. Além de importante instrumento de escoamento de produção e logística, o Ecoporto vai fomentar a economia da região do extremo Norte do Estado com oferta de empregos e a demanda por serviços. Sua instalação vai aquecer também as microempresas e empresas de pequeno porte como os restaurantes, hotéis e comércio em geral.

Praia Norte

Com uma população de 7.760 habitantes, Praia Norte tem área de 289 Km² e fica distante 619 km de Palmas, tem economia voltada para o agronegócio. De acordo com o censo do IBGE 2010, a cidade tem 2731 pessoas que declaram não ter rendimento, 2414 com renda de até um salário mínimo, 568 pessoas entre um a dois salários mínimos, 48 de dois a três salários, 68 de três a cinco salários e 26 de cinco a dez salários. (Ascom Sic)